Michael Takeo Magruder
Encoded Presence [auto-portrait of E. Puente]
Encoded Presence [auto-portrait of E. Puente]
Abstract:
Contexto: o telefone celular sofreu um avanço evolucionário de um instrumento de comunicação limitado e mundano para um dispositivo multifuncional com computador e capacidade de foto/vídeo. Indicando a idéia de Weiser de computação onipresente, esse conjunto tecnológico híbrido continua permeando todos os estratos sociais do mundo desenvolvido e alcançou a distinção de principal transmissor de nossos seres digitais. Gerando redes transitórias e efêmeras, o telefone celular media nossas comunicações e intercâmbios mais íntimos – a qualquer momento e em qualquer lugar – e continua erodindo as divisões reais e percebidas entre espaço público e privado. [FALLUJAH. IRAQ. 31/03/2004] Segundo testemunhas e autoridades americanas, quatro “civis” americanos sofreram uma emboscada e foram espancados até a morte por rebeldes iraquianos. Moradores mutilaram os corpos dos homens, os arrastaram pelas ruas, os penduraram de uma ponte e os queimaram, enquanto multidões dançavam e aplaudiam… Notas: A profanação dos corpos das vítimas foi inteiramente filmada por uma equipe da Associated Press. Não houve intervenção das forças da coalizão durante o ataque ou as mutilações subseqüentes. A cobertura do evento foi altamente censurada em todas as redes internacionais de mídia. Os “civis” eram mercenários empregados pela Blackwater Security Consulting, de Moyock, Carolina do Norte.
Biography:
Michael Takeo Magruder é um artista americano baseado no Reino Unido, que trabalha com mídias tecnológicas na prática de artes contemporâneas. Ele se formou na University of Virginia em 1996 em ciência biológica. É um antigo membro do King’s Visualisation Lab do Centre for Computing in Humanities no King’s College, Londres. Através dessa organização ele realiza pesquisas, desenvolvimento e implementação de tecnologias emergentes, incluindo captura de cinema, espaço imersivo e ambientes virtuais, para uso na prática criativa e acadêmica contemporânea. Suas obras foram exibidas em mais de 180 eventos em 30 países, em locais como Courtauld Institute of Art, Londres, EAST International 2005, Georges Pompidou Center, Tokyo Metropolitan Museum of Photography e Trans-Media-Akademie Hellerau. Suas obras são regularmente incluídas em festivais internacionais como Cybersonica, CYNETart, FILE, Filmwinter, SeNef, Siggraph, Split, VAD e WRO. Seu trabalho foi financiado diretamente por Esmée Fairbairn Foundation, Arts Council England, The National Endowment for the Arts, EUA, e diversas galerias públicas no Reino Unido e no exterior. Ele também é reconhecido por seu trabalho online e recebeu encomendas de importantes portais de internet-arte como Turbulence.org e Soundtoys.net. Seu trabalho mistura tecnologias da era da informação com estética modernista para explorar as estruturas formais e os paradigmas conceituais do mundo digital em rede.