Miha Ciglar

A piece for two instruments and a saxophone player

Abstract:
A composição se baseia na idéia de colocar, frente a frente, dois instrumentos musicais (no caso, saxofone alto e computador) e indicar suas características comuns, para compensar a lacuna de tempo entre suas invenções, e assim contribuir para a aceitação e a compreensão dessa maravilhosa característica extra (produzir som original) do computador, cuja função básica é muito diferente. O outro objetivo é descobrir, ou inventar, métodos de comunicação que permitam a um único músico (um saxofonista) controlar ou tocar ambos os instrumentos ao mesmo tempo. Portanto, eu defini, para cada instrumento, três níveis de utilização, ou “má utilização”, que são equivalentes em pares, e além disso encontram-se em constante interação. O som do computador foi composto em PD (pure data), em que toda a composição em tempo real também foi programada e realizada. A peça foi escrita originalmente para dez alto-falantes, mas pode ser adaptada e apresentada em sistemas estéreo.

Biography:
Miha Ciglar é um compositor e artista sonoro que, atualmente, estuda na Universidade de Música e Artes Dramáticas em Graz, Áustria. Nascido em Maribor, Eslovênia, hoje Ciglar vive e trabalha na Europa Ocidental. Desde 2001, ele apresenta suas próprias composições para saxofone, guitarra, vibrafone, baixo duplo, performances eletroacústicas, performances de dança interativa, música de computador e instalações audiovisuais em festivais de arte, ao redor do mundo. Seu trabalho tem fortes bases conceituais e se afasta de valores expressivos dos ideais estéticos comuns. Um tema de alta preocupação, e de prioridade, é o problema da consciência absoluta da percepção sonora, que está diretamente ligado à questão da legitimidade existencial da arte sonora. A abordagem composicional de Ciglar, e sua atitude em relação a soluções tecnológicas, são muito semelhantes e enraizadas em uma reavaliação do “material” existente, resultando em sua decomposição preliminar para absorver seu caráter originalmente sugestivo, para utilização posterior no processo de criação.