Nina Waisman
Between Bodies
Abstract:
“Entre Corpos” conecta as ações dos visitantes com as energias corporais que circulam por Tijuana (México), tornando viscerais nossas ligações com a vasta rede de agência humana que funciona na cidade. Produtos montados com grande custo humano em Tijuana são vendidos no mundo inteiro, mas a onda da mídia sugere que nossa única conexão com a cidade é através do medo. Ingerimos a incansável ração de crimes ligados a drogas; deliciosamente aterrorizada, a maioria se afasta da cidade, efetuando um bloqueio crescente. Essa falta de representação plena da vida cívica de Tijuana também põe em curto-circuito quaisquer ações sociais que um retrato mais rico poderia gerar. O ciclo prejudicial de isolamento alimentado pela mídia não é único a Tijuana. Se estamos vivendo numa economia de atenção, os movimentos dos visitantes em “Entre Corpos” provocam anúncios sonoros de energia cívica que anima Tijuana. Mas esses anúncios exigem que você forneça sua energia corporal à troca. A instalação mostra o trabalho cotidiano e gestos sonoros, gravados por toda a cidade. Esses gestos sonoros são provocados e modificados pelos movimentos naturais dos visitantes pela peça. Volume, tom, velocidade e sobreposição de sons são modulados em tempo real, em relação com as ações de um visitante e a proximidade de sensores pendurados no espaço. O corpo do visitante torna-se um instrumento sintonizador, um transdutor de outras energias corporais. Idealmente, essa transdução não é uma rua de mão única. Para explorar o som do corpo de outra pessoa é necessário apenas escutar seus ritmos, interiorizá-los de certa maneira. Uma compreensão corporal é desejada. A pesquisa mostra que os gestos são um importante contribuinte da formação da língua e da abstração. Realizar um novo gesto gera uma nova lógica? Nossa compreensão do mundo muda conforme gestos menores são usados para encontrar um terreno maior? Em “Entre Corpos”, os gestos dos visitantes são rastreados para conectá-los com a vida em Tijuana, salientando atos cotidianos que formam uma enorme fonte de energia criativa. A instalação reúne vestígios dessa eergia em um espaço onde ela pode ser sentida como uma fonte de energia comum, colocando a agência de Tijuana em diálogo com as intenções dos que geralmente rastreiam a fronteira — aqui sensores permitem que os visitantes, através de atos de transdução corporal, percebam as vidas dos tijuanenses de uma maneira mais rica.
Biography:
O trabalho de Nina Waisman considera formas de controle e comunicação dirigidas tecnologicamente, provocadas pela in-formação pela tecnologia do espaço, tempo e movimentos do corpo. Sua produção vai de instalações interativas de som e escultura à fabricação de objetos, com projetos exibidos em locais como CECUT em Tijuana, House of World Cultures em Berlim, San Diego Museum of Art, UCSD, UCLA, LACE e Telic em Los Angeles. Marius Schebella é um pesquisador e desenvolvedor técnico de mídia interativa. Ele colaborou com empresas e artistas na Europa, Canadá e EUA.