Raquel Kogan

XYZ

Abstract:
“XYZ” é uma instalação sonora-espacial-temporal que segue regras variáveis coletadas através de dados dos interatores: altura, peso e frequência cardíaca. Esses dados são transformados em sonoridades sobrepostas. No espaço, percebemos a variação dessas 3 coordenadas; mensuráveis e audíveis. Os 3 parâmetros são: timbre, altura e pulsação. A pulsação da música é determinada pela frequência cardíaca, o timbre de cada fragmento é determinado pela altura do visitante e a tonalidade pelo peso. Cada pessoa gera esses 3 dados, que serão a referência para criação de uma só sonoridade. Há um limite de 7 sobreposições de interatores (em um total de 7 caixas de som e um sub-woofer) que se somam em diferentes layers de sonoridades com duração de 30 segundos a 1 minuto cada; o oitavo faz a primeira sonoridade desaparecer e ser substituída, assim por diante. As coordenadas são captadas em tempo real em função dos dados obtidos dos visitantes na instalação. Um momento que depende de nossa existência para acontecer – nosso corpo se transforma em referência, retransmissor de dados; corpos independentes uns dos outros interligados simultaneamente e sonoramente: ser um e vários. “…é memória, mas não memória pessoal, exterior àquilo que ela retém, distinta de um passado cuja conservação ela garantiria; é uma memória interior à própria mudança, memória que prolonga o antes no depois e os impede de serem puros instantâneos que aparecem e desaparecem num presente que renasceria incessantemente. Uma melodia que ouvimos de olhos fechados, pensando apenas nela, está muito perto de coincidir com esse tempo que é a própria fluidez de nossa vida interior, mas ainda tem qualidades demais, determinação demais, e seria preciso começar por apagar a diferença entre os sons, e depois abolir as características distintas do próprio som, conservar ele apenas a continuação do que precede no que se segue e a transição ininterrupta, multiplicidade sem divisibilidade e sucessão sem separação, para encontrar por fim o tempo fundamental. Assim é a duração imediatamente percebida, sem a qual não teríamos nenhuma ideia do tempo.” Henri Bergson em A Natureza do Tempo Ficha Técnica: Criação e Produção – Raquel Kogan Software e Visualização Sonora – Alexandre Ribeiro de Sá Hardware – Gil Tadeu de Sá e Luiz Fernando Ribeiro de Sá Composição Sonora – Guilherme Schwenck

Biography:
Raquel Kogan: Formada em arquitetura. Premiada no Transmídia Itaú Cultural 2002, faz reflexão#1, apresentada também no Ciber@ em Bilbao. A investigação em mídias digitais prossegue: projeção, 401; au.to-re.tra.to 1, ocupação#1, reflexão#2 na exposição cinético_digital no Itaú Cultural e no ZKM Centro para Arte e Mídia Karlsruhe, reflexão#3 no Festival Art@outsiders, Memória do Futuro no Itaú Cultural , File São Paulo/ Porto Alegre e na exposição Instante no Sesc . O vídeo BMG 8970 vai para 15º Vídeobrasil; [[[prog:ME]]] ; Rencontre Internationales Paris / Berlin. O objeto rever é exposto no Centro Cultural de Espanha em Montevideo, e a instalação mov_ing no Festival Transitio-mx, Crtl V+Crtl C no Sesc Pompéia e no code_live em Vancouver. Executa a vídeo-instalação interativa ponte para o SESC Paulista, Fundação Telefônica de Buenos Aires e a exposição Agora/Ágora; apresenta a instalação sonora reler na a 4ª bienal de arte tecnologia Emoção Art.ficial, participando do File 2010, sendo premiado no File Prix Lux.