Xenoangel: Sam Twidale & Marija Avramovic

The Zone

FILE São Paulo 2022 | Avant Digital Art
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

 

Acesse The Zone

 

The Zone é uma animação artística interativa que toma a ficção científica “Roadside Picnic”, de Arcady e Boris Strugatsky, como seu ponto de partida. Jogadores são convidados a explorar The Zone junto com os Stalkers (scavengers de inteligência artificial que não conseguem mais resistir ao chamado dos objetos) em busca dos Swag – objetos, fenômenos e fragmentos de texto ocultos que estão espalhados. A peça se desenvolve na forma de um ensaio experimental e conta com contribuição em texto da escritora e curadora Amy Jones. É uma exploração lúdica de temas como transformação, conexão com o ambiente, integração, ontologia orientada a objeto e matéria vibrante.

Bio:

Somos scavengers de mundos virtuais. Parentesco consentido sob constante pressão de fenômenos e anomalias. Somos melhores amigos simbióticos que se movimentam através de meios, formas e papéis – virtualmente e na vida real.
Começamos a trabalhar juntos como Xenoangel em 2017. Marija Avramovic estudou pintura em Belgrado e depois na Beaux Arts de Paris (ENSBA). Sam Twidale estudou música popular na Liverpool University e é programador autodidata. Juntos trabalhamos na fronteira entre o artificial e o real, criando mundos virtuais povoados de personagens com IA e espíritos, assim como pinturas, textos e instalações físicas – todos habitando o mesmo universo lúdico.
Nosso intimismo é transcultural e todas as línguas que falamos são híbridas. Naturalmente, nosso trabalho é um reflexo disso. É sobre criar mundos alternativos, digitais ou não, distópicos ou utópicos, onde o ser humano não está no centro. É sobre transformação, metamorfose, existindo em múltiplas realidades.
Nossos trabalhos colaborativos seguem uma linha de pesquisa em contínuo desenvolvimento e são inspirados em várias fontes culturais e ficcionais, incluindo Huis Clos, de Sartre (After Intelligence, 2018), Dreams e o (tecno-)animismo de Kurosawa (Sunshowers, 2019), Roadside Picnic e Vibrant Matter (The Zone, 2019), interdependência e o simbiótico real (Supreme, 2021).
Nossa prática é lúdica e colaborativa, com projetos brotando de sementes de um fascínio compartilhado por ficção, filmes, videogames, teorias e o futuro. Elas crescem e se tornam rascunhos; as que têm mais sorte se tornam base para nosso próximo mundo imaginário. Vivemos e trabalhamos em Paris, França.