Rejane Cantoni & Leonardo Crescenti
PISO
Abstract:
Interface interativa desenhada para transferir dados de força e de movimento na relação humano-humano e na relação humano-espaço tempo. A interface é composta de uma chapa de aço inox, um sistema de sensoriamento elétrico, um simulador mecânico de ondas e perfis de alumínio. A chapa de aço inox possui duas funções: serve de superfície de interação e de tela de projeção que reflete o ambiente e os interatores. O sistema de sensoriamento é composto de dois sensores de pressão, molas, detectores de fim de curso e cabos.
Localizados sob a chapa de aço, um em cada uma das extremidades da lâmina, esses conjuntos servem para detectar a presença de interatores e para controlar o movimento de um simulador mecânico de ondas. O modo de agenciar a interface PISO é muito simples: você pisa em uma das duas extremidades da máquina e essa ação produz o deslocamento de uma informação háptica, isto é, produz o deslocamento de uma onda na direção equivalente à ação. Para os outros usuários (não interatores), vale destacar que a onda em movimento levanta a chapa de aço e o conjunto levanta quem ou o que estiver em cima dela. Essa qualidade do dispositivo gera principalmente dois tipos de input sensório: (1) informação háptica produzida pela passagem da onda pelo corpo; (2) informação visual produzida pela projeção da deformação do PISO com o passar da onda.
FILE PAI 2010
Biography:
Rejane Cantoni [www.rejanecantoni.com] é artista e pesquisadora de sistemas de informação. Sua pesquisa focaliza a engenharia dos sistemas de realidade virtual, instalações interativas com dispositivos de aquisição e manipulação de dados em ambientes sensorizados e automação.
Leonardo Crescenti [www.crescenti.com.br] é artista e arquiteto pela FAU/USP (1978). Investiga e desenvolve projetos em várias mídias e suportes e trabalha como fotógrafo e diretor de fotografia. Como diretor, realizou 13 Curta Metragens, obtendo um total de 21 premiações nacionais e 14 internacionais.