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disc.o

Abstract:
“Disc.o” faz referência aos primeiros instrumentos sonoros ópticos como o Superpiano de Emerick Spielmann (Áustria, 1927), que usou basicamente a mesma técnica de criação sonora através de um processo fotoelétrico. Mas “disc.o” não usa apenas um método repetitivo na geração de som, já que todo o instrumento se baseia no princípio repetitivo do sequenciador escalonado desenvolvido posteriormente. A forma circular do instrumento cria uma representação visual do loop, que é a base da música repetitiva contemporânea. A ação recíproca entre a luz em movimento e a resposta acústica correspondente cria uma experiência espacial desse loop. “Disc.o” consiste em duas placas redondas cercadas por 8 alto-falantes pendurados no teto. Cada alto-falante é ligado a um dos 8 toca-discos correspondentes instalados na placa principal. Cada toca-discos tem um spot de LED associado, preso na segunda placa acima, que fornece luz para o disco apropriado. Esses spots de LED são controlados por uma chave simples de oito escalonamentos com velocidade regulável. Um fotodíodo substitui o laser usual no toca-discos e transfere a luz através da amplificação direta no som. Um interruptor gráfico simples no disco gera a estrutura sonora. Ao mudar a velocidade ou a posição da faixa no toca-discos, a frequência de disrupção da luz cria um som.

Biography:
Nascido em 1976. Residente em Viena, Áustria. Estudou Arte Digital na Universidade de Artes Aplicadas de Viena formando-se em junho de 2010. É artista digital, cinegrafista e editor. Membro fundador do tagR.tv (plataforma de documentação de arte eletrônica).Desde 1999 atua com performances de vídeo ao vivo, visuais, curtasmetragens e documentários, e instalações interativas.