FILE 2013 – Instalação

Ebru Kurbak & Ricardo O’Nascimento – Feather Tales II

Abstract:
“Feather Tales” é um ambiente reativo que surgiu de um enredo imaginário no qual um diálogo discreto entre ondas eletromagnéticas e seu entorno material se torna levemente visível e, com isso, cativante. As superfícies no espaço expositivo são cobertas de plumas e ficam hipersensíveis a ondas emitidas por dispositivos de comunicação móveis. Sempre que sinais eletrônicos rondam o espaço, as superfícies começam a mostrar reações involuntárias. Essas reações são apresentadas em forma de horripilação, a ereção involuntária de plumas também conhecida como ‘arrepio’. O arrepio é um fenômeno fisiológico que pode acontecer com animais em diversos estados emocionais como irritação, temor, admiração e desejo sexual. Assim, em “Feather Tales” a existência de um diálogo secreto fica visível aos visitantes, mas as emoções subjacentes continuam desconhecidas.
A instalação é composta por 200 unidades reativas que prendem mil plumas brancas de avestruz distribuídas no espaço expositivo. Cada unidade reativa inclui um sensor e um processador de sinais eletromagnéticos customizados, um servomotor e plumas móveis. Quando um sinal é detectado perto de um sensor, as plumas começam a adejar e a se movimentar. As unidades são sensíveis a diversas frequências que variam de telefonia móvel a WiFi e bluetooth. Assim, os visitantes têm a chance de interagir com o ambiente utilizando seus dispositivos pessoais.
Produzido por LABoral Centro de Arte y Creación Industrial, Gijón.

Biography:
Ebru Kurbak (Turquia/Áustria) é artista, pesquisadora e educadora, e atualmente mora em Viena. Seus trabalhos lidam com implicações culturais e psicológicas de tecnologias cotidianas.
Ricardo O’Nascimento (Brasil/Holanda) nasceu em São Paulo, Brasil, e atualmente mora e trabalha em Roterdã, Holanda. Ele é artista e pesquisador no campo de arte com novas mídias e interativa, e pesquisa relações entre corpo e ambiente focadas no desenvolvimento de dispositivos vestíveis, instalações interativas e ambientes híbridos