FILE SÃO PAULO 2015 – INSTALAÇÃO

Donald Abad – Fated Ascent

Abstract:
Um moledro é um amontoado de pedras, no caso, feito por caminhantes para indicar a trilha a ser seguida. Podem variar seu formato, dependendo das pedras encontradas na região. Cada caminhante que passa pode adicionar uma nova pedra à pilha, em sinal de respeito e agradecimento à natureza, mas também para mostrar que passaram por ali. O moledro de Donald Abad (1978), artista parisiense que trocou seu atelier por ambientes externos, combinando natureza com mídia digital, incorpora a passagem de muitos caminhantes.
Quando veem o moledro através de um tablet ou de um smartphone, os visitantes podem perceber a presença de outro visitante, virtualmente ligado às pedras. Numa mistura de land art, performance e psicogeografia, as instalações de Donald Abad revelam a memória das coisas inanimadas.

Créditos:
Conceito original e criação: Donald Abad (http://donaldabad.com)
Produção: Juliette Bibasse (http://julietteb.com/production/)
Coprodução: machine, Centre culturel numérique Saint-Exupéry, 2014
Desenvolvimento: Lemine Beyrouk (iOS) / Jérôme Sallmann (Android)
Agradecimentos a: STRP Festival, Valentina Zajackowski, Géraldine Taillandier, Clémentine Trey, Olivier Delporte, Sophie Varin, Nicolas Chaverou, Akatre studio, Cyriac Allard e Sophie Menoux.

Biography:
Donald Abad, nascido em 1978, passou toda a sua juventude em Paris, onde recebeu uma bolsa de estudos (ENSAD Paris). Depois de muitas residências artísticas e criações a céu aberto (Países Baixos, Japão, Chipre, Canadá, etc.), ele decidiu trocar o atelier pelo ambiente externo, e juntar a mídia com a natureza através de conceitos aventureiros de performance.