FILE SÃO PAULO 2015 – INSTALAÇÃO

Ronald van der Meijs – A Time Capsule of Life

Abstract:
“A Time Capsule of Life” é uma escultura interativa em crescimento. A estrutura vem de uma semente de paina de seda, a Lamourouxe Viscosa, que viaja através do vento como um pacote completo de sobrevivência, o que lhe permite sobreviver em estado seco por um longo período. Ela teve grande impacto na evolução de nossa civilização. Coletar sementes foi um fator importante no desenvolvimento da agricultura. Deu-nos a habilidade para cultivar alimentos. Além disso, a estrutura dessa semente abriu nossos olhos para novos métodos de construção. Ela é feita de pentágonos e hexágonos, uma estrutura arquitetônica que é muito comum na natureza.
A escultura é criada com sacos plásticos, um meio contemporâneo de coletar produtos de consumo diário. Juntos, eles formam uma estrutura transparente de células e cabos. Os sacos plásticos, ligados a tubos de ar, se encherão. Isso acontece por causa da movimentação da audiência, que se torna parte do sistema, permitindo que a semente cresça e se desenvolva numa estrutura madura. Sem a presença de um espectador ativo, a escultura lentamente retrocede. Crescimento e declínio, num processo do qual o homem naturalmente faz parte.
Quando a escultura está crescendo ou retrocedendo, ela estala por causa do tipo de plástico com que os sacos são feitos. Ela dá uma sensação quase meditativa. Além disso, ela também reflete um pouco o estado de espírito do consumidor.

Apoio: Mondriaan Fund

Biography:
Ronald van der Meijs (1966) mora e trabalha em Amsterdam. Ele estudou design arquitetônico e formou-se cum laude em 1993 na Academy of Arts St. Joost, Breda, na Holanda, onde ele foi também professor de design de interiores por três anos. Em 1993 ele abriu seu próprio estúdio e focou principalmente em projetos arquitetônicos. Em 2001 seu trabalho passou a ser direcionado a trabalhos autônomos nos quais arquitetura, arte e som convergem.
Ele recebeu vários subsídios de arquitetura e arte do Mondriaan Fund e tem trabalhos expostos em diversos museus, galerias, fundações de arte e trienais do mundo inteiro, como por exemplo: NAI – Rotterdam, Central Museum Utrecht, Oerol Festival – Terschelling, Dordrechts Museum, Gorinchem Museum na Holanda, Martinez gallery – Nova Iorque, SIM house – Reykjavik, Verbeke Art Foundation – Bélgica, Fabbrica Europa 2012 – Florença, Centro de Arte Complutense – Madri e a Trienal Internacional de New Media Art, no National Art Museum of China NAMOC – Pequim. Ele também recebeu diversas encomendas artísticas do governo holandês, incluindo um projeto de escultura para o novo QG da Europol, em Haia, Holanda.