FILE SÃO PAULO 2015 – PROGRAMAÇÃO

FILE São Paulo 2015
the new e-motion
De 16 de junho a 16 de agosto

O FILE 2015 – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica acontece este ano de 16 de junho a 16 de agosto no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso. Em sua 16ª edição, o festival ocupa a Galeria de Arte do SESI-SP, a Galeria de Arte Digital (a fachada do prédio da FIESP) com o FILE LED SHOW e o Espaço Mezanino, onde realiza uma série de oficinas. O festival expõe na calçada da Avenida Paulista a instalação interativa “Solar Pink”, do grupo norte americano Assocreation, e ainda nas estações de metrô Trianon-Masp e Consolação a instalação “Arart”. Criada pelos artistas japoneses Takeshi Mukai, Kei Shiratori e Younghyo Bak, esta obra cria dinâmica em pinturas icônicas da história da arte através do uso de aplicativo para dispositivos móveis.

Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso
Av. Paulista, 1313
Em frente ao metrô Trianon-Masp
Entrada gratuita

A exposição do FILE 2015, que acontece na Galeria de Arte do SESI-SP, reúne propostas artísticas em diversas modalidades, como instalações interativas, jogos para múltiplas plataformas, animações, videoarte, GIFs, WebGLs, web art e sonoridades eletrônicas.

O festival também exibe uma projeção legendada em português do premiado filme “Shirley – Visions of Reality”, dirigido pelo cineasta austríaco Gustav Deutsch, ícone do cinema cult contemporâneo. Inédito no Brasil, o longa tem como base 13 telas do pintor americano Edward Hopper.

A participação em todas as atividades do FILE 2015 é gratuita.

CINEMA

Gustav Deutsch – Shirley – Visions of Reality – Áustria

Apresentação única e inédita no Brasil no dia 16 de junho de 2015, às 20h, no Teatro do SESI-SP.

Treze trabalhos de Edward Hopper ganham vida neste filme que segue a história de uma mulher cujos pensamentos, emoções e contemplações nos levam a observar uma era da história americana.

Distribução: EASTWEST FILMDISTRIBUTION GMBH.

INSTALAÇÕES

Alexandra Dementieva – Breathless – Bélgica

Nesta instalação, os frisos que cercam o observador reagem à informação, iluminando-se conforme um par nas palavras relacionadas ao medo e ao desejo é encontrado no RSS e web feed. Quando ele sopra no sensor, o padrão das luzes muda e as palavras no visor começam a desaparecer. O simples ato de respirar se torna visível e importante como uma resistência simbólica ao poder da mídia para as massas.

anno lab: Sadam Fujioka, Takeshi Usami, Nariaki Iwatani & Masahiro Ihara – A Tail of Spacetime – Japão

Nesta instalação, você pode interagir com o seu eu passado ao tocar, no centro da sala, um monumento que representa uma cauda no espaço-tempo. Se você quiser trocar um aperto de mãos com seu eu passado, terá de imaginar que o seu eu futuro quer trocar um aperto de mãos com você.

Assocreation – Solar Pink Pong – Estados Unidos & Áustria

“Solar Pink Pong” é um híbrido de vídeo game e brincadeira de rua. Os jogadores podem interagir com a animação de um reflexo de luz solar rosa na rua, usando seus corpos e sombras.

Bego M. Santiago – Little Boxes – Espanha

“Little Boxes” mostra pessoas minúsculas projetadas em caixas de madeira. Diante do observador gigante, as minimultidões podem relaxar quando não há ninguém por perto, entrar em uma “zona de medo” quando alguém chega perto, começar a correr, esconder-se de um novo “ataque” e fugir em grupos.

Christin Marczinzik & Thi Binh Minh Nguyen – Swing – Alemanha

“Swing” transforma o sonho de voar em realidade. Ao balançar, você deixa para trás a monotonia insípida do dia-a-dia, encontra um lugar para relaxar a sua mente e recuperar suas energias. A utilização de um óculos 3D intensifica essa experiência com realidade virtual, criando uma aventura imersiva única que nos leva a um mundo feito de aquarela.

Donald Abad – Fated Ascent – França

Quando veem um amontoado de pedras através de um tablet ou de um smartphone, os visitantes podem perceber a presença de outro visitante, virtualmente ligado às pedras. Numa mistura de land art, performance e psicogeografia, as instalações de Donald Abad revelam a memória das coisas inanimadas.

Håkan Lidbo & Magnus Frenning – Big Beat – Suécia

“Big Beat” é uma caixa de ritmos gigante, social, interativa e coreográfica, que também é um jogo. Estique-se em posições corporais desconhecidas para alcançar os botões e criar ritmos. Faça novos amigos para criar ritmos ainda melhores.

Índice: Jonattas Poltronieri, Luis Mello, Pedro Venetucci & Rofli Sanches – Phantom Limb – Brasil

“Phantom Limb” oferece uma interação similar a um dos principais tratamentos em casos de membro fantasma, fenômeno que aflige pessoas que sofreram a amputação de membros ou órgãos. Assim como a caixa espelhada original, a instalação é uma unidade retangular onde o usuário insere seu braço e é encorajado a movê-lo de diferentes maneiras.

Lea van Steen & Raquel Kogan – Futuro do Pretérito – Brasil

“Futuro do Pretérito” nos transporta ao universo do visitante através de óculos customizados. Vemos o que ele viu e o tempo que ele os usou. Ao mesmo tempo, uma intervenção sonora e um dispositivo que o faz ver o que está atrás dele agem sobre o visitante.

Minha Yang – Meditation – Coreia do Sul

Inúmeros símbolos se expressam em padrões irregulares de som através de três instalações audiovisuais. O som se transforma, resultando na imagem de ondas afundando para dentro. Através desses processos, esta instalação pode ser a ferramenta certa para a meditação.

Nika Oblak & Primoz Novak – Border Mover – Eslovênia

“Border Mover” é um mecanismo pneumático que faz com que a imagem 2D seja transferida para um espaço 3D. A instalação explora os limites do físico e do psicológico e lida com o indivíduo contemporâneo, preso numa tecnologia esmagadora e na rotina de sua vida diária, a qual lembra a monotonia das máquinas operacionais.

Oli Sorenson – Video Pistoletto – Canadá

Grandes telas de LCD são perfuradas, produzindo rachaduras nos vidros. Os cristais líquidos se dispersam pelos fragmentos, passando a ideia de formas orgânicas presas em caixas de luz. A obra nos confronta com um paradoxo: uma ação absurda forjada no mesmo surto implacável de obsolescência e desperdício com que a mídia consumista atual nos alimenta sem cessar.

Ozge Samanci, Blacki Li Rudi Migliozzi & Daniel Sabio – Plink Blink – Estados Unidos

“Plink Blink” permite que três participantes criem música juntos piscando seus olhos. Em contraste com sua natureza silenciosa, o ato de piscar é rítmico e um engenhoso recurso para a criação de som.

POLYMORF: Marcel Van Brakel & Frederik Duerinck – Hardwired – Holanda

“Hardwired” consiste em cerca de 18.000 luzes LED que simbolizam a transferência de conhecimento. Pixels luminosos individuais se conectam e então desaparecem. Num processo de transformação constante, surgem novos padrões, inter-relações e complexidades.

Rejane Cantoni & Leonardo Crescenti – PAREDE | WALL – Brasil

“PAREDE” é uma escultura cinética e interativa, composta de 45 placas de alumínio espelhado que, em cadeia, rotacionam 180°. O efeito em cadeia ocorre em função das ações dos visitantes. Como na brincadeira com dominós, a passagem de um interator por uma das extremidades da instalação aciona um mecanismo de movimento; as placas giram uma a uma até que todas sejam rotacionadas.

Rejane Cantoni & Leonardo Crescenti – TRAÇA | BOOKWORM – Brasil

“TRAÇA” é uma máquina de ler e falar, um livro autômato projetado para perceber o ambiente e expressar o que vê ou ouve via fragmentos de literatura.

Ronald van der Meijs – A Time Capsule of Life – Holanda

“A Time Capsule of Life” é uma escultura interativa criada com sacos plásticos, que formam uma estrutura transparente de células e cabos. Ligados a tubos de ar, esses sacos se enchem dependendo da movimentação da audiência, que se torna parte do sistema. Sem a presença de um espectador ativo, a escultura lentamente retrocede. Apoio: Mondriaan Fund.

Zoro Feigl – Detour. A long and winding road to nowhere in particular – Holanda

Uma máquina que constantemente varre uma fita verde sobre o chão e, assim, cria padrões maleáveis ao mesmo tempo em que o material verde também move a máquina. Surge uma dança inacabável entre máquina e material. Apoio: Mondriaan Fund. Coleção: Collectie Voorlinden, Wassenaar.

Zoro Feigl – Poppy – Holanda

Assim como uma papoula gigante, esta lona encerada se desdobra acima do observador em uma elegante dança ondulante. Ao mesmo tempo, dentro dessa dança, uma batalha violenta surge em meio à gravidade, fricção e forças centrífugas. Apoio: Mondriaan Fund.

FILE LED SHOW

Paloma Oliveira & Mateus Knelsen – Monomito – Brasil | Brazil

“Monomito” é uma performance multimídia em que um performer cruza o espaço público vestindo um aparato que reconhece padrões visuais de rostos humanos, “sequestrando-os” e projetando-os na máscara do performer, assim como em outros lugares do espaço por onde cruza.

Vitor Freire – IJO – Brasil | Brazil

“IJO” nasceu com o objetivo de ressignificar o lugar da dança e uma reapropriação dos espaços públicos. Ao se posicionar na frente da obra, os participantes tem uma representação visual dos seus corpos exibidos em tempo real no prédio da Fiesp. Dance para dizer quem você é.

Gif Projeto Público

1 Anne de Boer – Ikarus – Reino Unido
2 Bill Domonkos – Heirloom – Estados Unidos
3 Dušan ?ežek – Pixelomics – Iugoslávia
4 Erdal Inci – SchelsischesTor piece – Turquia
5 Erdal Inci – Clones – Estados Unidos
6 Erdal Inci – Duo Jump – Estados Unidos
7 Erdal Inci – Galata Tower – Estados Unidos
8 Erdal Inci – Needtosleep – Estados Unidos
9 Erdal Inci – Poi – Estados Unidos
10 Kyttenjanae – sem título – Estados Unidos
11 Kyttenjanae – Energy – Estados Unidos
12 Kyttenjanae – sem título – Estados Unidos
13 Rollin Leonard – Body Wave – Estados Unidos
14 Stephen Vuillemin – Qoso – Jura – França
15 Vicenzo Lodigiani – sem título – Itália
16 Yoshi Sodeoka – Psychedelica – Japão
17 Yoshi Sodeoka – Pollock – Japão

FILE METRÔ

Takeshi Mukai, Kei Shiratori & Younghyo Bak – ARART – Japão

“ARART” é um aplicativo que dá vida a objetos. Ele liga a realidade às expressões provenientes de dispositivos móveis acrescentando novas histórias e valores ao ambiente real.

FILE ANIMA+

Este ano, o FILE Anima+ apresenta 107 animações de curta-metragem de artistas inovadores e experimentais que trabalham com diferentes técnicas e abordam assuntos diversos.

Pela primeira vez, o FILE Anima+ conta com um prêmio, o FILE Anima+ Award. Com mais de 100 trabalhos inscritos em diversas técnicas, 6 animações foram escolhidas como finalistas, distribuídas em 1º, 2º e 3º lugares e 3 menções honrosas.

Em destaque, o festival também apresenta a mostra “Cutting Edge Animation” com 23 animações de 13 artistas que fazem parte do coletivo Aboveground Animation, um showcase itinerante de animações, vídeos e performances musicais e de artistas do mundo inteiro.

Além dessa mostra, o FILE Anima+ exibe animações premiadas nos mais importantes festivais de animação do mundo, através de parcerias estabelecidas desde 2011 com Japan Media Arts Festival, Be There! Corfu Animation Festival, SICAF, SIGGRAPH e ANIMA ­ Córdoba International Animation Festival.

FILE ANIMA+ AWARD

1. Michael Frei – Plug & Play – França
2. Charuvi Agrawal – Shri Hanuman Chalisa 3D – Índia
3. Mauro Carraro – Aubade – Suíça

MENÇÃO HONROSA
1. Pedro Harres – Castillo y el Armado – Brasil
2. Javier Longobardo – Believe the Lie – Espanha
3. ?????? – After Remnant – Japão

CUTTING EDGE ANIMATION

1. Barry Doupé – Thale – Canadá
2. Emanuele Kabu – It’s Called “Moon” – Itália
3. Erin Dunn – Red Monkey – Estados Unidos
4. Hugo Arcier – Fiction 1 – França
5. Hugo Arcier – L’affaiblissement Progressif des Ressources – França
6. Hugo Arcier – Surface… – França
7. Hugo Arcier & Le Cube – Nostalgia for Nature – França
8. Hugo Arcier & Mathilde Marc – Camgirl Odalisque – França
9. Kathleen Daniel – Lovin – Estados Unidos
10. Katie Torn – Breathe Deep – Estados Unidos
11. Katie Torn – Geo Crash – Estados Unidos
12. Katie Torn – The Calm Before the Storm – Estados Unidos
13. Lale Westvind – Flesh Gun – Estados Unidos
14. Lauren Gregory – Triptych – Estados Unidos
15. Martha Colburn – Film for the Author Diana Wagman – Estados Unidos
16. Martha Colburn – Here Comes Another Lesson – Estados Unidos
17. Martha Colburn – Wrong Time Capsule – Estados Unidos
18. Mount Emult – Eyeseyeseyeseyes Eyes On You Baby! – Estados Unidos
19. Ryan Hale – Cluster – Estados Unidos
20. Shelley Dodson – Fissure Ritual – Estados Unidos
21. SSION – Woman – Estados Unidos

EXPOSIÇÃO

1. Adrian Regnie – I. – México
2. Adrian Regnie – U. – México
3. Alan Becker – Animator vs. Animation IV – Estados Unidos
4. Bittler: Bittler Serge Bernard & Bittler Théo – The Other World – França
5. Carolina lolas – Parasitaje a Théngu – Chile
6. Danny Madden – All Your Favorite Shows! – Estados Unidos
7. Danny Madden – Confusion Through Sand – Estados Unidos
8. Darren Pearson – Lightspeed – Estados Unidos
9. David Mussel – Estrela – Brasil
10. David Schaffer – Trees – França
11. Dmitry Zakharov – Inside Me – Alemanha
12. Douglas Alves Ferreira – O Menino que Sabia Voar – Brasil
13. EID/COBURN: Celia Eid & Robert Coburn – Interstitial Traces – França
14. Evan Mann – Pure Concentricity – Estados Unidos
15. Fernanda Frick – When I’m Scared – Chile
16. Gabriel S Moses – ENHANC[=MENT | an augmented graphic novel – a quick presentation – Alemanha
17. Glasz DeCuir – Disappear (Crossing Simulator) – Espanha
18. Greg Barth – Hello Play – Inglaterra
19. HEM – GIOCANDO CON I BOTTONI – Itália
20. Henning M. Lederer – The Whale – Alemanha
21. Hugo Cierzniak – Dip N Dance – França
22. Hugues Clément – G L E A M – Canadá
23. Impromptu: Lucas Pelegrineti Grynszpan, Lucas Ribeiro Rodrigues & Vinícius Franco –Tanto Faz – Brasil
24. Jason Nelson – City Forest and the Sandy End – Austrália
25. Jason Nelson – The Fences Divide Five – Austrália
26. Javier Longobardo – When Girls Collide – Espanha
27. Joanna Bonder – Digits – Polônia
28. Joanna Bonder – Rope2 – Polônia
29. Joey Cheers, Teon Simmons, & Fishy Thom – The Orca Awareness Project – Estados Unidos
30. Johan Rijpma – Descent – Holanda
31. Johan Rijpma – Division – Holanda
32. Julien Bisaro – Bang Bang! – França
33. Karin Tueta – The Winepress – França
34. Kelli Anderson & Selena Simmons-Duffin – NPR-Talking While Female – Estados Unidos
35. Leo Uehara – Un día – Argentina
36. Liliana Farber – Where X and Y – Israel
37. Lorenzo Oggiano – Quasi-Objects / Cinematic Environment #8 – Itália
38. Marcelo Castro – DALIVINCASSO – Brasil
39. Marcio Shimabukuro (Shima) – Baleia – Brasil
40. Martin Smatana – Rosso Papavero – Eslováquia
41. Mauricio Bartok – Luz, Sombra e Medo – Brasil
42. Max Hattler – Shift – Hong Kong
43. Max Hattler – Unclear Proof – Hong Kong
44. Max Hattler – X – Hong Kong
45. Mike Pelletier – Time of Flight – Holanda
46. Nicolás Rupcich – Untitled – Alemanha
47. Oleg Elagin – The Unknown Technician – Rússia
48. Paulo Passaro – Coco de Elevador – Brasil
49. Péter Vácz – Rabbit and Deer – Alemanha
50. PetPunk – A Story About A Badger – Lituânia
51. PetPunk – Woos – Lituânia
52. Província Studio: Guilherme Araújo & Iuri Araújo – Aniz, a bruxinha aprendiz – Brasil
53. Província Studio: Iuri Araújo & Guilherme Araújo – Batalha das Máscaras – Brasil
54. Pu Shuai Cheng – Consciousness Spin Project – Taiwan
55. Robert Hloz – Numbers – República Tcheca
56. Rodrigo EBA! – Graffiti Dança – Brasil
57. Sandrine Deumier & Alx P.op – MagicalGarden – França
58. Simona Muzzeddu – BORDERLINE PSYCHOTIC ACTIVITY – Itália
59. Siyu Mao – Graphic Destroys the Universe – Alemanha
60. Susanne Wiegner – [meine heimat] – Alemanha
61. Susanne Wiegner – at the museum – Alemanha
62. Susanne Wiegner – Home! Sweet home! – Alemanha
63. Susanne Wiegner – Kaspar Hauser Song – Alemanha
64. Susanne Wiegner – the light – the shade – Alemanha
65. Thiago R – Linhas de Contenção – Brasil
66. Tiny Inventions: Ru Kuwahata & Max Porter – Between Times – Estados Unidos
67. Tutsy Navarathna – MetaPhore – Índia
68. Ulf Kristiansen – Jealous Guy – Noruega
69. Wayner Tristao – A chuva de cada um – Brasil
70. Wilson Borja – Babochka – Colômbia
71. Wilson Borja – Chere – Colômbia
72. Wrik Mead – Draw the Line – Canadá

FESTIVAIS PARCEIROS

Be There! Corfu Animation Festival 2014

1 Adam Schachner – The Old People Museum – Canadá
2 Beatriz Herrera Carrillo – Moskina – México
3 Csaba Gellár – Blackwood – How to Write a Blackwood Article – Hungria
4 Dao Thi Thuy Linh – Dinosaurs – República Tcheca
5 Effie Pappa – My Stuffed Granny – Reino Unido/Grécia
6 Hannes Rall – Si Lunchai – Alemanha & Singapura
7 Kim Noce – The Waterbearer – Reino Unido
8 Nassos Vakalis – Dinner for Few – Estados Unidos
9 Rebecca Archer – Canuck Black – Reino Unido
10 Salvatore Centoducati, Eleonora Bertolucci, Ruben Pirito & Giulio De Toma – Office Kingdom – Itália
11 Shaun Clark & Kim Noce – The Key – Reino Unido

SICAF

1 Alan HOLLY – Coda – Irlanda
2 Anete MELECE – The Kiosk – Suíça
3 Augusto ZANOVELLO – Women’s letters – França
4 Dong-Cheol YOUM – I’m So Sorry Mom – Coréia
5 JOUNG Yu-Mi – Love Games – Coréia
6 Kari PIESKÄ – No Time for Toes – Finlândia
7 Yan-Tong ZHU – My Milk Cup Cow – Japão

ANIMA – Córdoba International Animation Festival

1 Becho Lo Bianco & Mariano Bergara – Inercia – Argentina
2 Bjor-Erik Aschim & Sam Taylor – Everything I Can See From Here – Reino Unido
3 Philipp Artus – Snail Trail – Alemanha
4 Raf Wathion – DAY_6011 – Bélgica
5 Santiago ‘Bou’ Grasso – Padre – Argentina
6 Spela Cadez – Boles – Eslovênia & Alemanha
7 Thomas Stellmach & Maja Oschmann – Virtuos Virtuell – Alemanha

Japan Media Arts Festival

1 Fuyu ARAI – 1347smiles – Japão
2 Hiroyasu ISHIDA – Rain town – Japão
3 Kohei YOSHINO (networks) – ab_rah – Japão
4 Kunio KATO – The House of Small Cubes – Japão
5 MASAHIKO SATO + EUPHRATES – Issey Miyake A-poc Inside – Japão
6 Masanori OKAMOTO – I am alone, walking on the straight road – Japão
7 Masashi YOKOTA – Kiokuzenkei – Japão
8 Morihiro HARANO, Jun NISHIDA, SeiichiHISHIKAWA, Kenjiro MATSUO, Mitsuo TSUDA & Toshifumi OISO – Xylophone – Japão
9 Takashi NAKAMURA – Shashinkan (The Photo Studio) – Japão

SIGGRAFH

1 Alessandro Pacciani – DARK SOULS II
2 And Maps And Plans – Coda
3 Animation and Digital Art School of Communication University Of China – A Warrior’s Dream
4 Aug&ohr medien – MeTube: August sings Carmen Habanera
5 Autour de Minuit – Ascension
6 Autour de Minuit – HOME SWEET HOME
7 Autour de Minuit – Sun of a Beach
8 Autour de Minuit – My Little Croco
9 Autour de Minuit – ESCARFACE
10 Autour de Minuit – Greenfields
11 Autour de Minuit – Treo Fiskur
12 China Central Academy of Fine Arts – Journey Of My Memory
13 Delapost Paris – Space Cat Hob
14 Digic Pictures – Digic Pictures Autour de Minuit
15 Digipen Institute of Technology – Level 1457 Last
16 Emily Carr University of Art and Design – Happy & Gay
17 ESMA – 100m
18 ESMA – Monkey Symphony
19 ESMA – Beyond the lines
20 ESMA – ENTRACTE
21 ESMA – Forward, March!
22 ESMA – La vie en vert
23 ESMA – L’Incroyable Marrec
24 Ilion Animation Studios – Mortadelo y Filemon contra Jimmy el Cachondo
25 Je Regarde – Juste de l’eau
26 Je Regarde – Land
27 Jelly Studio – Story Muh
28 Light Chaser Animation Studios – Little Yeyos
29 Media Design School – Over The Moon
30 Media Design School – Shelved
31 Method Studios – General Electric ‘Childlike Imagination’
32 Method Studios – DirecTV ‘Troll’
33 Method Studios – White House Down – Destruction of the Capitol
34 Method Studios – Iron Man 3 – The ‘Extremis Effect’
35 Method Studios – Infiniti ‘Factory of Life’
36 Method Studios – Divergent – Behind the ‘Mirror Room’
37 Middlebury College – 11 Paper Place
38 ModernEye – Light Motif
39 Niv Shpigel – LOAD
40 Passion Pictures – Nike ‘The Last Game’
41 Passion Pictures – Bank of America ‘Gladly Tuesday’
42 Ringing College of Art and Design – The Prize Inside
43 Ringling College of Art and Design – The Legend of the Flying Tomato
44 Sarah Kambara – Jinxy Jenkins, Lucky Lou
45 School of Visual Arts – Monster
46 School of Visual Arts – Cupidiculous
47 Sève Films – Initium
48 Sève Films – Atome Luce
49 Sève Films – Amasia
50 Sève Films – Un Conte
51 Sève Films – Myosis
52 Sève Films – Meet Meat
53 Sève Films – Fol’Amor
54 Sève Films – Floating in my mind
55 Taiwan University of Arts – Red Spot
56 The Monk Studio Co. Ltd. – Nine

FILE GAMES

1 Alien Trap – Apotheon – Canadá
2 Arachnid Games – Ballpoint Universe: Infinite – Estados Unidos
3 Behold Studio – Chroma Squad – Brasil
4 Brace Yourself Games – Crypt of the NecroDancer – Canadá
5 bracket]games – Three Fourths Home – Estados Unidos
6 Broken Rules – Secrets of Rætikon – Áustria
7 Compulsion Games – Contrast – Canadá
8 Croteam – The Talos Principle – Croácia
9 grapefrukt games – rymdkapsel – Suécia
10 inkle – 80 Days – Reino Unido
11 inkle – Sorcery! – Reino Unido
12 Loveshack Entertainment – FRAMED iOS – Austrália
13 Mi Clos Studio – Out There – França
14 Michael Frei & Mario von Rickenbach / Etter Studio – PLUG & PLAY – Suíça
15 Might and Delight – Shelter 2 – Suécia
16 Minority Media – Spirits of Spring – Canadá
17 Modern Dream – LA Cops – Reino Unido
18 Monogon Games – Interloper – Holanda
19 Over the Moon – The Fall – Canadá
20 Pocket Trap – Ninjin – Brasil
21 Polyculture – Prune – Estados Unidos
22 Santa Ragione – FOTONICA – Itália
23 Sarepta Studio – Shadow Puppeteer – Noruega
24 Spaces of Play – Future Unfolding – Alemanha
25 SuperChop Games – Ephemerid – Estados Unidos
26 SuperGiant Games – Transistor – Estados Unidos
27 Tale of Tales – Sunset – Bélgica
28 Upper One Games / E-Line Media – Never Alone (Kisima Ingitchuna) – Estados Unidos
29 XXIIVV – Oquonie – Canadá

Games Óculos 3D
1 Ana Ribeiro – Pixel Rift – Brasil
2 Cory Strassburger – Senza Peso – Itália
3 Frédéric Lecompte / BackLight–Studio – Bird King Land – França
4 Ichiro Lambe / Dejobaan Games – Aaaaaa for the Awesome – Estados Unidos
5 Jake Slack / Slacker Games – Private Eye – Inglaterra
6 Mat Walker and the Texas Trouble / Mat Walker Entertainment – Body of the Night – Estados Unidos
7 Richard Stitselaar / Vertigo Games – World of Diving – Holanda
8 Tomáš Marian?ík – SightLine The chair – República Tcheca

FILE VIDEOARTE

O FILE 2015 apresenta uma curadoria com um recorte da atual produção artística em vídeo com cerca de sessenta trabalhos de artistas de mais de vinte países. O objetivo é enfatizar a prática de jovens que buscam desenvolver poéticas e linguagens próprias através do vídeo.

1 Alejandro Casales – And Death Shall Have No Dominion – México
2 Alexandra Dementieva – Sleeper’s Tapestry – Bélgica
3 Alison Bennett – Inverto – Austrália
4 Anna Tolkacheva – Fragments of Dissapearing – Rússia
5 AUJIK – Plasticity Unfolding – Japão
6 AUJIK – AnxOxna – Japão
7 Barbara Oettinger – Catharsis – Chile
8 Benjamin Rosenthal & James Moreno – Human, Next: Phase One – Estados Unidos
9 Benjamin Rosenthal & James Moreno – Human, Next: Phase Two -Estados Unidos
10 Brit Bunkley – Kafka’s Sisters – Nova Zelândia
11 Bruno Costa – Tympanum – Brasil
12 Bruno Mendes da Silva – Neblina – Portugal
13 Christoph Korn – Eingedenken – Alemanha
14 Christoph Korn – Pneuma – Alemanha
15 Daniela Toledo – Imminent Body – Chile
16 Daz Disley & Fenia Kotsopoulou – Here but not here at all at the same time – Reino Unido
17 Devis Venturelli – Suburban Rhapsody – Itália
18 Emiliano Zucchini – Capturing Memories – Itália
19 Felix Frederick – Drki – Austrália
20 Hye Young Kim – Intimate Distance – Estados Unidos
21 Jeroen Cluckers – Oneiria – Bélgica
22 Johan Rijpma – Descent – Holanda
23 Justin Lincoln – Columns – Estudos Unidos
24 Maciej Piatek aka Vj Pietrushka – Kaspar Hauser Song – Reino Unido
25 Maciej Piatek aka Vj Pietrushka – Contemplating Hell – Reino Unido
26 Marc Neys & Sigrun Höllrigl (text) – A Blue Animal Bows – Áustria
27 Marc Neys aka Swoon – Five Miles (Simple Brushstrokes on a Naked Canvas) – Bélgica
28 Mari Nagem – Avesso – Brasil
29 Marion Phillini, Maria Fernanda Calderon, Jon Clair, Ella Phillips & Natasha Sabatini – La tua vita per me – Reino Unido
30 Mark Tholander – Simulacrum – Dinamarca
31 Mark Tholander – #### – Dinamarca
32 Mercedes Helnwein – Cops and Nurses – Áustria
33 minus.log: Giustino Di Gregorio & Manuela Cappucci – Sleeping Beauty – Itália
34 Muriel Montini – Je vais où je suis | I am going where I am – França
35 Muriel Montini – Ceux de la côte | The ones from the coast – França
36 Nicolás Rupcich – EDF (Error de Formato) – Alemanha
37 Nina Ross – Untitled #1 (Pregnancy) – Austrália
38 Nino Fournier – A Propaganda Film – Part I & III – Suíça
39 Nino Fournier – Portrait de la Jeune Fille en Danseuse – Suíça
40 Oksana Chepelyk – COLLIDER_100: Kyiv 2014 – Ucrania
41 Oksana Chepelyk – COLLIDER_100: Sarajevo 1914 – Ucrania
42 Oksana Chepelyk – COLLIDER – Ucrania
43 Po-Yen Wang – Transience – Taiwan
44 pryorart: Jutta Pryor, Teresa Mei Chuc & Masonik – I took nothing – Austrália
45 Samuel Adam Swope – ta-ta-ta-ta-ta? – Hong Kong
46 Sang Jun Yoo – Disapparition – Estados Unidos
47 Sarah Oos – Femme Chanel – Emma Fenchel – Áustria
48 Sarawut Chutiwongpeti – Untitled (Wishes, Lies and Dreams >> Peaceful…) – Suiça
49 Sebastian Tedesco – China – Argentina
50 Shaun Wilson – Uber Memoria Part IV – Austrália
51 Sigrun Höllrigl & Hubsi Kramar (text) – jumboshampoo or Joerg Bungee vanished on the rope – Áustria
52 Silvia De Gennaro – Travel notebooks: Amsterdam – Itália
53 Silvia De Gennaro – Travel notebooks: Perugia – Itália
54 Stephen Hilyard – Waterfall – Estados Unidos
55 Stuart Pound – To be a Ghost – Reino Unido
56 Stuart Pound – Bottle Dance – Reino Unido
57 Tahir Ün – The Game – Turquia
58 Vallet Aliénor – Versus – França
59 Vallet Aliénor – Epic of a disquiet – França
60 Yasmin Davis – Knife Dance – Israel
61 Yasmin Davis – Out of Sync – Israel
62 Yasmin Davis – Still – Israel
63 Youyou Yang – Pre-Invention of a Time Machine: Interview with s.t. Betamon – Alemanha

FILE GIF

O FILE 2015 apresenta novas curadorias com obras de GIF e WebGL. Usando como ponto de partida fotografias, desenhos, ilustrações e animações interativas, todas exploram e apontam para possibilidades originais de uso e expressão artística.

1 Anne de Boer – Ikarus – Reino Unido
2 Bill Domonkos – GIF Image: Stallion by Currier & Ives, c1867 – Estados Unidos
3 Bill Domonkos – Heirloom – Estados Unidos
4 Bill Domonkos – Smoke man – Estados Unidos
5 Carla Gannis – The Garden of Emoji Delights – Estados Unidos
6 Dušan ?ežek – Pixelomics (Hulk) – Iugoslávia
7 Dušan ?ežek – Pixelomics (Hulk) – Iugoslávia
8 Dušan ?ežek – Pixelomics (Superman and Wonder Woman) – Iugoslávia
9 Erdal Inci – SchelsischesTor piece – Turquia
10 Erdal Inci – Lichtgrenze – Turquia
11 Erdal Inci – Duo Jump – Turquia
12 Ioshi Sodeoka – Psychedelica – Japão
13 Ioshi Sodeoka – Pollock GIF number 94 – Japão
14 Ioshi Sodeoka – Pollock GIF number 98 – Japão
15 Ioshi Sodeoka – Pollock GIF number 99 – Japão
16 Kyttenjanae – Emptiness Seeping through – Estados Unidos
17 Kyttenjanae – Fine i am fine – Estados Unidos
18 Kyttenjanae – Energy – Estados Unidos
19 Paul Robertson – Creation – Austrália
20 Paul Robertson – Expedition – Austrália
21 Paul Robertson – Data – Austrália
22 Rollin Leonard – Body Wave – Estados Unidos
23 Stephen Vuillemin – sem título – Itália

FILE WebGL

1 Chris Shier – Gifmelter – Canadá
2 Chris Shier – sbcs/00a.06 – Canadá
3 Chris Shier – line – Canadá
4 Chris Shier – line/05×5 – Canadá
5 Chris Shier – line/03 – Canadá
6 Chris Shier – 29/30i – Canadá
7 Damien Mortini – House – Reino Unido
8 Einar Öberg – Tornado – Suécia
9 Einar Öberg – Plus & Minus – Suécia
10 Einar Öberg – Lathe Workshop – Suécia
11 Jon Svenonius – Pearl Boy – Suécia
12 Matthias Wolff – Delight-engine – Camera Demo – Alemanha
13 Nicolas Jaenen – Motion Pixie – Bélgica
14 Ryan Alexander – Streetview-Stereographic – Estados Unidos
15 Vince McKelvie – Marble – Estados Unidos
16 Vince McKelvie – Sway – Estados Unidos
17 Vince McKelvie – Backflips – Estados Unidos
18 Vince McKelvie – Runners – Estados Unidos
19 Vince McKelvie – Cartwheel – Estados Unidos
20 Vince McKelvie – Runner Undulation – Estados Unidos
21 Vince McKelvie – Huddle – Estados Unidos
22 Vince McKelvie – Bod Undulation – Estados Unidos
23 Vince McKelvie – Emoji – Estados Unidos
24 Vincent Morisset – Just a reflektor – Canadá
25 Vincent Morisset – Way to Go – Estados Unidos

MÍDIA ARTE

1 Anne Pasanen & Geo Panagiotidou – Kalevala Book Visualisation – Finlândia
2 Anni Garza Lau – A Pragmatic Digital Art Manifesto – México
3 Basic Bruegel: Valerie LeBlanc & Daniel H Dugas – Flow: Big Waters – Canadá
4 BiarritZZZ – Possawsubawater – Brasil
5 Chang Liu – Wild Growth – Estados Unidos
6 Daniel Peixoto Ferreira – Join Us – Brasil
7 Daniel Peixoto Ferreira – Learn – Brasil
8 David Clark – The End: Death in Seven Colours – Canadá
9 Duda – Ecos #1 – Brasil
10 Enrique Franco Lizarazo – D-sonus: aplicativo para criação audiovisual em dispositivos móveis – Brasil
11 Ewa Doroszenko & Jacek Doroszenko Soundreaming Polônia
12 Hidenori Watanave Laboratory, Tokyo Metropolitan University, The Asahi Shimbun Company & Tokyo Metropolitan Archives – The Tokyo Olympic Archive 1964-2020 – Japão
13 Iono Allen – Butchery – França
14 IP Yuk-Yiu – Clouds Fall – Hong Kong
15 Jason Edward Lewis – Vital to the General Public Welfare (The PoEMM Cycle) – Canadá
16 Jason Nelson – The Required Field – Austrália
17 Jean-Michel Rolland – Biosphere – França
18 Jean-Michel Rolland – The Endless Journey – França
19 Jenny Lin – Replay: A Memory Game – Canadá
20 Jody Zellen – Time Jitters – Estados Unidos
21 jtwine – UltraHyperDrone – Estados Unidos
22 Justin Lincoln – The Stroboscope – Estados Unidos
23 Les Riches Douaniers: Gilles Richard & Fabrice Zoll – Tableau Sisyphéen (Sisyphean Picture) – França
24 Livia Mateia? – Strings – Romênia
25 Luigia Cardarelli – Landscape – Itália
26 Luigia Cardarelli – The Unspoken Words – Itália
27 Luigia Cardarelli – Imagined Time – Itália
28 Luis Hernandez-Galván – This place you see is about to be no more… – Singapura
29 Michael Takeo Magruder – Data_Plex (Babel) – Reino Unido
30 Paganmuzak – Rotational Chaos – Itália
31 Rachel Simone Weil, Torley & Nathalie Lawhead – Monkey Fortunetell – Estados Unidos
32 reVoltaire – kinema ikon: serial / season one – Romênia
33 Roberto Stelzer – Poesia 3D – Brasil
34 Ryota Matsumoto – the High Overdrive and Its Undefinable Consequence – Japão
35 Ryota Matsumoto – the Indistinct Notion of an Object Trajectory – Japão
36 Ryota Matsumoto – Voided by the False Vows of Time – Japão
37 Second Front: Patrick Lichty, LiZ Solo, Bibbe Hansen, Yael Gilks, Doug Jarvis & Scott Kildall – Red Dog For Freddie Herko – Estados Unidos
38 Will Luers – Phantom Agents – Estados Unidos

HIPERSÔNICA

SCREENING

1 Alejandro Casales – Adsem Varien – México
2 Alexandra Dementieva – Piano Insight – Bélgica
3 Antonio Mazzotti – I have not seen you on the jumbotrons at TimeSSquare – Itália
4 AV3EZ: André Victor & Bruno Bez – Gangorra 2.0 – Brasil
5 AVOIDANT & Márcio Paranhos – AVOIDANT, Black Curtains – Portugal
6 Coletivo Madeirista: Joeser Alvarez & Ariana Boaventura – Alegoria – Brasil
7 Jacek Doroszenko – I had to recompile the Kernel – Polônia
8 Jacek Doroszenko & Ewa Doroszenko – The same horizon repeated at every moment of the walk – Polônia
9 Mehrdad – Entities – Irã
10 Pedro Lacerda & Blond:ish – No place like gnome – Brasil
11 Riled Up: Mike Celona & Riley Beats – It’s All Fun & Games Until Somebody Puts an Eye Out – Estados Unidos
12 Roberto Zanata – Gypsum – Itália
13 XCEED: Chris Cheung Hon Him, Jason Lam Chi Fai, Jeff Wong Chun Kit & Kwan Kai Yin – RadianceScape / ??? – Hong Kong

PARTICIPANTES

1 Daniel Gazana – Solaris – Brasil
2 DUO b + JpAccacio: Marcelo Bressanin, Pedro Ricco Noce, João Paulo Accacio & Andrei Thomaz – Fluente – Brasil
3 Eisuke Yanagisawa – Ridge Line – Japão
4 irrthum: Luciano Irrthum & João Gabriel – Unconfortable – Brasil
5 Joceles Bicalho – Atari Punk – Brasil
6 Juan Carlos Vasquez – Collage 4 “Landscape” – Finlândia
7 Julian Scordato – Constellations – Itália
8 Marco Ferrazza – Fluttuazioni – Itália
9 Marco Ferrazza – Radiale – Itália
10 Roberto Zanata – Nero Siderale – Itália
11 sampler b: Beto Ehongue, Rafle, João Sima, Baé Ribeiro & Hugo Benígno – Sampler B – Brasil
12 Sandrine Deumier & Alx P.op – Mdr_test508 – França
13 Sandrine Deumier & Philippe Lamy – Télémaque – França
14 Swoon – For Zachary – Belgica
15 Swoon – Intrusion – Belgica
16 Total Unicorn: Lyman Hardy III, Lindsey Taylor & Stephen Fishman – Total Unicorn – Estados Unidos
17 Uwe Heine Debrodt – Organica – México
18 Uwe Heine Debrodt – Exhalation-land – México
19 Uwe Heine Debrodt – Ritual 2 – México
20 Yuko Katori & Sonia Esse – Le jardin suspendu – França

WORKSHOP

Inscrições em: https://file.org.br/highlight/file-sp-2015-workshop/?lang=pt

Oficinas:

Aieda Freitas – Construindo narrativas interativas com Processing e Arduino – Brasil
16 a 18 de junho, das 9h às 13h

Andrei Thomaz – Máquinas do Tempo – Brasil
16 e 20 de junho das 13h às 17h

Bernardo França – De ponta a ponta: todo processo de uma ilustração – Brasil
20 de junho, das 9h às 13h

Fábio Yamaji – Animação Stop Motion com Origami – Brasil
16 e 17 de junho, das 9h às 13h

Gabriel Camelo – Slit Scan GIF: distorcendo GIFs no tempo – Brasil
19 de junho, das 9h às 13h

Marcos Vieira Lobo – Composição de trilhas sonoras para games e aplicativos – Brasil
17 e 18 de junho das 13h às 17h

Marlon Tenório e Marcelo Castro – Animação Paper Cut – Brasil
20 de junho, das 09 às 17h

Moisez Vasconcellos – Programação criativa através do software ISADORA – Brasil
18 e 19 de junho, das 9h às 13h

Paul Robertson – Pixel Art e animação em GIF – Austrália
Vanessa Remonti – Como produzir/planejar um curta-metragem de animação – Brasil
16 a 19 de junho, das 13h às 17h

Victor-Hugo Borges – Desenvolvimento para série de animação – Brasil
19 de junho, das 13h às 17h

SERVIÇO

FILE 2015
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

EXPOSIÇÃO

Galeria de Arte do SESI-SP
De 16 de junho a 16 de agosto
Todos os dias, das 10h às 20h, com entrada permitida até 19h40.

FILE LED SHOW

Galeria de Arte Digital SESI-SP
De 16 de junho a 19 de julho
Todos os dias, com interação do público das 20h às 22h e exibição de obras visuais das 22h às 6h.

Obra Futuro do Pretérito [Raquel Kogan & Lea van Steen]
Av. Paulista, 1313. Próximo à estação Trianon-Masp do metrô.
De 16 a 21 de junho
Todos os dias, das 12h às 20h

FILE Metrô

Estações Trianon-Masp e Consolação
De 15 de junho a 19 de julho
Todos os dias, das 10h às 20h

Exibição do filme Shirley – Visions of Reality [Gustav Deutsch]
Teatro do SESI-SP
16 de junho às 20h

FILE WORKSHOP

Espaço Mezanino
16 a 20 de junho
Das 09h às 22h
Faixa etária: 16 anos.
Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso
Av. Paulista, 1313
Em frente ao metrô Trianon-Masp
Entrada gratuita
Indicação livre
(11) 3146 7405

Agendamento de grupos: de segunda a sexta-feira pelo telefone 3146 7396. Contato: Leni Arietti.