Andreas Lutz

Hypergradient

FILE
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

Abstract:
“Hypergradient” (Hipergradiente) analisa as diferentes interpretações de uma declaração imparcial e consistente. A instalação muda repetidamente entre dois estados: o estado de “declaração” e o estado de “interpretação”.

O estado de declaração exibe uma sequência de caracteres de um sistema semiótico distinto, que pode ser descrito como um substituto para todos os sistemas semióticos conhecidos. Esses caracteres individuais são agrupados em linhas e, em seguida, formam ordens de sequência em uma proposição abstrata. Essas proposições abstratas não seguem os princípios humanos habitados, elas possuem lógica inerente e só podem ser decodificadas quando o observador as transfere para sua própria mentalidade. Neste estado, o espaço que contém a instalação e a própria instalação são iluminados com fontes luminosas fixas.

Quando a instalação chega ao estado de interpretação, todo o espaço muda para a escuridão e a superfície é iluminada por quatro fontes de luz dispostas ao redor da instalação. Derivadas das várias visões, compreensões e pré-aprendizagens de um destinatário universal, a sequência e o brilho das fontes de luz seguem seus próprios princípios. Simultaneamente, a sequência dos caracteres permanece a mesma que no estado “declaração”, mas não pode mais ser percebida como caracteres puros. Através da mudança constante da luz, da deformação física da superfície e da consequente modificação da percepção, a declaração original agora precisa ser interpretada pelo observador.

Biografia:
A obra de Andreas Lutz (*1981 em Freiburg, Alemanha) analisa e revela fenômenos de percepção versus realidade, princípios de estética abstrata, bem como a relação entre semiótica e som.
Entre outros, ela foi exposta na 57ª Bienal de Veneza / Pavilhão Antártico em Veneza (Itália), no Centro de Arte e Mídia (ZKM) em Karlsruhe (Alemanha), no Centro Nacional de Arte de Tóquio (Japão), na Galerie Mazzoli, em Berlim (Alemanha), na Bienal de OpenArt em Örebro (Suécia), e ganhou o Prêmio de Excelência no 19º Festival de Mídia e Artes do Japão.