Martina Menegon

I Know Myself

FILE
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

Abstract:
Processo artístico em que a artista obsessivamente escaneou a si mesma em 3D de todas as formas possíveis e acessíveis, transformando-se em vários avatares diferentes. Em “I Know Myself”, o corpo escaneado em 3D da artista está preso em um limbo entre o espaço virtual e o físico. Ela repetidamente bate de encontro às paredes, numa tentativa frustrada de fuga. A força que a arrasta de um lado a outro, para cima e para baixo, aumenta com base na aproximação e no movimento dos visitantes, que geram violência e abuso do corpo virtual ao se aproximar ou se movimentar na frente da instalação.

Biografia:
Martina Menegon (1988, Itália) é artista de novas mídias, programadora e educadora. Ela cria criativas instalações de multimídia, assim como realidades virtuais que lidam com a alienação do físico e questionam a lacuna entre o real e o virtual, carne e dados.
Ela frequentemente colabora com Klaus Obermaier e Stefano D’Alessio, criando performances interativas e instalações, assim como ensinando ferramentas de multimídia para artes interativas. Ela ensina Artes Interativas na Univerdade de Artes de Linz e Espaço Público e Novas Mídias na Universidade de Artes Aplicadas em Viena.
Martina Menegon atualmente mora e trabalha em Viena.