Akihito Ito + Issey Takahashi

SyncDon II

FILE SÃO PAULO 2018
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

Abstract:
A emoção é difícil de ser descrita. Facilmente sai de foco quando é verbalizada, a emoção sentida em nosso corpo é abstraída quando se torna palavra. O objetivo de nosso trabalho experimental é compartilhar com as pessoas a emoção, que não pode ser expressa por palavras, induzindo a sincronização do batimento cardíaco, fenômeno que ocorre quando uma batida é sincronizada ao mesmo ritmo, em sintonia com a de outra pessoa. “SyncDon II” é uma instalação audiovisual que registra o ritmo dos batimentos cardíacos do usuário e os guarda em uma caixa embrulhada para presente que pulsa a ritmos gravados. O usuário é equipado com fones de ouvido especialmente concebidos para o sensor, que lê as ondas de batimento enquanto segura nas mãos a caixa pulsante, sentindo a batida da pessoa que esteve ali antes dele. A pulsação da caixa e o próprio coração do usuário são visualizados em um monitor digital, onde cada batimento, vista como pequenos círculos, é exibido em tempo real, chegando a sincronizar com o batimento do usuário anterior. Desta forma, os dois círculos se fundem em um, espelhando a sincronização que ocorre no corpo naquele exato momento. A sincronização é induzida não apenas pelo som, mas por estímulos visuais como flashes de luz sincronizada às batidas e à sensação tátil ao segurar a caixa pulsante.
A experiência da “SyncDon II” resulta em alterações circulatórias no corpo conforme se adapta ao novo ritmo. A experiência da instalação pode causar respostas emocionais inesperadas que também afetam a variação da frequência cardíaca e, portanto, são registradas. A caixa de presente, usada como um indicador do batimento cardíaco, é a metáfora de um “Presente”. Um receptor recebe a emoção como presente de alguém do passado através dos batimentos cardíacos. Consequentemente, o receptor torna-se um emissor da emoção que sentiu e a oferece aos outros. A sincronização leva não apenas à combinação com os ritmos do corpo, mas à empatia, à capacidade de partilhar a vida emocional do outro, de sentir o que eles sentem.

Biografia:
Akihito Ito + Issey Takahashi é um grupo de mídia e arte de Nagoya, Japão. Seu trabalho experimental visa explorar a comunicação humana sem fronteiras, através de fenômenos de sincronização fisiológica.

Akihito Ito é artista multimídia e designer, seus interesses incluem mídia e arte, videoarte, instalação e design gráfico; é professor da Universidade de Arte de Nagoya e pesquisador na Escola de Design e Arquitetura, da Universidade da cidade de Nagoya.

Issey Takahashi é designer científico e artista multimídia. Seus interesses incluem mídia e arte, interatividade humano-computador e engenharia biomédica. Atualmente é Professor adjunto, nomeado no Instituto de Biomoléculas Transformadoras da Universidade de Nagoya. Uma de suas obras representativas, “SyncDon II”, foi exposta na SIGGRAPH Asia 2015, ISEA2016, Currents New Media 2016 e na XI Reunião Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO em 2017.