FILE SP 2019 – Centro Cultural Fiesp – Paula Perissinotto, curadora do FILE Festival e Teun Vonk, artista

FILE Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
FILE SÃO PAULO 2019

 

20 anos de FILE 20 Anos de Arte e Tecnologia

O FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – completa 20 anos em 2019. Mostrar o que existe de inovador na arte e tecnologia é a marca principal do festival. A qualidade e o compromisso em oferecer ao público brasileiro acesso ao que está sendo produzido na ponta da arte eletrônica tem sido a missão do FILE nesses 20 anos de história.

Desde o século XX pesquisas artísticas buscam formas inovadoras de expressão. Do ponto de vista da produção artística, através da relação interdisciplinar das artes com a tecnologia, conquistas efetivas transformaram o processo criativo e a maneira de se expor obras de arte, seja na relação da obra com o público ou do público com o espaço expositivo. A arte eletrônica tem se desenvolvido e vem exercendo um papel fundamental no mundo contemporâneo, pois busca desenvolver projetos que consideram não somente as inovações tecnológicas, mas sobretudo a diversidade dos novos comportamentos incorporados na sociedade atual.

A exposição do FILE 2019, além de celebrar a sua própria história, tem a honra de homenagear dois ícones inovadores da história da arte que também fazem aniversário nesse ano: 500 anos de Leonardo da Vinci e 100 anos de Bauhaus. O visitante poderá usufruir de uma variedade de aspectos da arte e tecnologia em diversas obras que usam a linguagem eletrônica, desvelada em modalidades que variam entre instalações interativas, jogos, animação, Gifs e videoarte. Projetos estéticos inovadores que instauram, em potência criadora, novos espaços de vivência e perspectiva estética.

Como um marco nesse caminho, o FILE oferece ao público a exposição 20 anos de FILE, 20 anos de arte e tecnologia e convida o visitante a uma imersão poética nas novas tecnologias.

 

Paula Perissinotto e Ricardo Barreto
Fundadores e organizadores do FILE