Ricardo Barreto & Raquel Fukuda

Xadrez Auto-Criativo (XAC)

FILE São Paulo 2019
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

 

O ‘Xadrez Auto-Criativo (XAC)’ se apresenta na forma de um cubo onde cada uma das faces corresponde a um tabuleiro de xadrez 8×8; para uma melhor visibilidade, ele pode ser disposto numa versão linear, numa série sucessiva de seis tabuleiros. Em cada um destes tabuleiros existem 16 peças brancas e 16 peças pretas; formadas por: reis, rainhas, bispos, cavalos, torres e peões; que realizam seus movimentos oficiais; no entanto, ao invés de termos a disposição desta peças como em um jogo oficial de xadrez, elas são dispostas inicialmente pela repetição dos mesmos elementos, i.e: 16 reis brancos x 16 reis pretos; 16 rainhas brancas x 16 rainhas pretas; 16 cavalos brancos x 16 cavalos pretos e assim por diante. Os 6 primeiros jogos são chamados de ‘os 6 jogos primitivos’ ou “proto-xadrez”. Cada um deles tem um número romano: I, II, III, IV, V, VI; assim como coordenadas horizontais e verticais em notação algébricas: A, B, C, D, E, F, G, H x 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8. Cada posição algébrica de um tabuleiro tem sua correspondência nos outros 5 tabuleiros i.e: no tabuleiro I, a posição A1, corresponde, simultaneamente, a posição A1 nos tabuleiros II, III, IV, V e VI, ou seja, os lugares das permutações possíveis. Os tabuleiros são compostos por um total de 192 peças, sendo 96 brancas e 96 pretas. Cada tabuleiro, por sua vez, possui 16 peças brancas e 16 peças pretas. As 192 peças são permanentes e nunca saem dos tabuleiros, mas se permutam entre si. O ‘Xadrez Auto-Criativo’ pode gerar jogos simétricos ou assimétricos. Ele é simétrico quando as peças brancas estão dispostas com a mesma equivalência e posição que as peças negras; assim como ocorre no jogo oficial. Será assimétrico quando as peças não forem equivalente, nem em posição e nem em seus elementos; porém sempre mantendo o posicionamento das 16 casas para as brancas e 16 casas para as negras. como no jogo oficial. Cada vez que uma peça é deslocada, simetricamente ou assimetricamente, surge uma nova variação do ‘protoxadrez’ e portanto um novo jogo, todos os jogos gerados desta forma são, a princípio variações do ‘proto-xadrez’ inclusive o próprio jogo oficial do xadrez. Desta forma o ‘Xadrez Auto-Criativo’ não é uma variante do xadrez oficial, mas a sua origem. Os jogos de xadrez gerados pelo XAC podem ser simples ou complexos. Os jogos mais simples, são os ‘jogos primitivos’, apesar de jogáveis, não tem objetivo, ou pela ausência do rei ou pela inflação deste. Já os complexos envolvem estratégias mais elaboradas, como no caso do xadrez oficial, cujo o objetivo é imobilizar o rei do adversário. Por jogos complexos se entende aqueles que são mais problemáticos e não dependem da sorte, onde as dificuldades e os obstáculos são mais difíceis de serem superados e os objetivos exigem inteligência para serem alcançados. Através do ‘Xadrez Auto-Criativo’ as pessoas poderão encontrar, selecionar e desenvolver novos jogos e novas jogadas.

Créditos:
Construção do Protótipo: André Lenz

Bio.

Ricardo Barreto é artista e filósofo. Atuante no universo cultural trabalha com performances, instalações e vídeos e se dedica ao mundo digital desde a década de 90. Participou de exposições nacionais e internacionais tais como: XXV Bienal de São Paulo em 2002, Institute of Contemporary Arts (ICA) London – Web 3D Art 2002, entre outras. Apresentou as instalações digitais Charles in London, Nietzsche – o Primeiro Avator e feelMe em co-autoria com Maria Hsu. Concebeu e organiza, juntamente com Paula Perissinotto, o FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica.

Raquel Fukuda é animadora 2D, ilustradora e produtora de animação. Formada em Artes Plásticas e Rádio/TV e pós-graduada em Animação. Dirigiu, produziu e animou o curta-metragem autoral “Péssima Ideia, Ernesto”. Já prestou serviços para MTV Brasil, Estricnina Desenhos Animados, Cartoon Network, Gloob, Maurício de Souza Produções, Otto Guerra (Otto Desenhos), O2 Filmes, Filme de Papel, Farofa Studios, Boutique Filmes e Birdo Studio. Desde 2011 coordena o festival de animação FILE Anima+ e desde 2014 co-coordena o Dia Internacional de Animação em SP.