Joon Y. Moon

Augmented Shadow

Abstract:
“Augmented Shadow” é um experimento de design que produz um efeito de sombra artificial através do uso de objetos tangíveis, ou blocos, em uma interface exposta no tampo de uma mesa. A meta é oferecer um novo tipo de experiência ao usuário. O projeto brinca com o fato de que sombras apresentam silhuetas distorcidas conforme a luz. “Augmented Shadow” leva o efeito da distorção para o reino da fantasia. As sombras se mostram sob os objetos, de acordo com a física do mundo real. No entanto, as próprias sombras transformam os objetos em casas ocupadas por criaturas sombrias. Ao mover os blocos pela mesa, o usuário causa uma série de reações neste novo ecossistema ilusório. Nesta instalação, as sombras existem simultaneamente em um ambiente real e em outro virtual. Isso traz uma realidade ampliada ao tampo da mesa por meio de uma interface tangível. A sombra é uma metáfora da interface que liga o mundo virtual com os usuários. Em segundo lugar, a experiência inesperada do usuário, que resulta da manipulação de suas percepções visuais, expectativas e imaginação, inspira uma nova percepção e entendimento. Portanto, os usuários podem brincar com as sombras que ficam no limite entre o real, o virtual e a fantasia. “Augmented Shadow” utiliza essa metáfora singular de interface para a narração interativa de histórias. Maximizando a magia de AR, a obra contém um ecossistema onde objetos imaginários e seres orgânicos coexistem e têm influência mútua sobre seus ciclos vitais, embora isso não esteja ao alcance dos usuários. Luz e sombra têm papéis cruciais nas funções desse mundo causando reações em cadeia entre pessoas, árvores, aves e casas virtuais. Um conjunto de blocos tangíveis permite que os usuários participem do ecossistema. Os usuários podem influenciar o sistema brincando com os blocos ou apenas observar as mudanças das sombras como se fossem crianças brincando com uma colônia de formigas.

Biography:
Programador e designer que explora a área de arte e tecnologia. Trabalhou anteriormente como designer gráfico de animação em Seul e Nova York. Com base nessas experiências profissionais, desenvolve visuais generativos para apresentações ao vivo, visualização sonora e narrativas interativas. Atualmente está envolvido em uma experiência visual com novas tecnologias como dimensões espaciais e ambiente narrativo de realidade ampliada.