Terence Broad

(un)stable equilibrium

FILE São Paulo 2022 | Instalações
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

(un)stable equilibrium (2019) é uma série de trabalhos que nasceram de uma prática artística desenvolvida em torno do treinamento de redes neurais generativas sem nenhum conjunto de dados de treinamento. O arranjo das redes é inspirado na arquitetura das redes adversárias generativas, mas aqui há dois geradores que tentam passar seu produto como sendo o do outro, enquanto ambos competem para gerar um produto com mais diversidade cromática do que a outra rede. O desenvolvimento do software e o treinamento das duas redes foram feitos através de um processo intimista do artista, guiado por intuição e exploração estética.

Bio:
Terence Broad é um artista e pesquisador radicado em Newcastle Upon Tyne (Reino Unido). Ele tem uma prática orientada à pesquisa que explora novas metodologias para composição de imagens computacionais. Desde 2015 ele tem criado arte usando machine learning, envolvendo temas como replicação, simulação e representação. Sua pesquisa explora novos métodos que permitem a manipulação de modelos de IA do tipo “black box” e outras estratégias para revelar as possibilidades estéticas latentes de sistemas de IA generativos. Sua prática é um processo de humanização da tecnologia, dando azo à possibilidade de uma máquina subjetiva.
O trabalho de Broad foi exibido internacionalmente em lugares como The Whitney Museum of American Art (2016), The Barbican (2017), Ars Electronica (2017) e The Garage Museum of Contemporary Art (2018). Recebeu prêmios e menções honrosas no Prix Ars Electronica (2017) e venceu o ICCV Grand Prize for Computer Vision Art (2019).