FILE LED SHOW 2014

Rozendaal Project

O Rozendaal Project é um projeto de animação interativa que será exibido na Galeria Digital do SESI (grande painel de LED na fachada do Edifício da FIESP) no evento FILE LED SHOW.
Quatro obras interativas do artista Rafaël Rozendaal foram adaptadas para serem projetadas no painel de LED digital: “hotdoom.com”, “hybridmoment.com”, “thepersistenceofsadness.com” e “coldvoid.com”. O acesso público será de 25 de agosto a 7 de setembro das 20h às 22h.
Embora simples, as animações de Rozendaal têm um apurado cunho artístico e estético partindo da arte abstrata e passando pelo minimalismo e arte pop. Para esta mostra o artista escolheu as seguintes obras: Hotdoom.com, um vulcão em erupção digital abstrata com lava colorida que pode ser controlada através de interface interativa em plena Paulista; Hybrid Moment.com é uma explosão de cores que se acelera e desacelera conforme o usuário movimenta seus dedos na tela; Thepersistenceofsadness.com, no qual o artista retrata sua angústia existencial; e Coldvoid.com que permite brincar com linhas que formam uma grande teia e até rompê-las.
Rafaël Rozendaal nasceu na Holanda, filho de pai holandês e mãe brasileira. Atualmente vive e trabalha em Nova Iorque, mas viaja constantemente trabalhando em qualquer lugar que tenha uma conexão com a internet. Sua prática consiste em websites, instalações, desenhos e artigos espalhados por uma vasta rede de domínios, a qual atrai cerca de 30 milhões de visitas on-line por ano.
A principal razão de Rozendaal optar pela arte digital provavelmente remete à sua infância. Quando criança, ele tinha um sentimento de perda ao se desfazer de seus desenhos, então fazia cópias impressas para guardá-los. Com o advento da internet e da net.art, percebeu que poderia fazer e vender seus trabalhos e, ao mesmo tempo, torná-los acessíveis on-line para qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. Essa é exatamente a ideia presente em seus websites, nos quais o domínio disponível determina o título da obra. Ao vender uma obra (ou domínio), o nome do comprador aparece junto ao título da obra quando esta é visualizada em um navegador. Rozendaal mantém o direito de exibir o trabalho em qualquer lugar, incluindo sua web pessoal, enquanto o comprador pode expor a obra como preferir. Rozendaal já criou mais de 100 websites.