ANO-LUZ 2023 – Rio de Janeiro – Arte e Tecnologia
Exposição ANO-LUZ 2023
FILE Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
Futuros – Arte e Tecnologia
13 de Maio a 25 de Junho
Quarta a Domingo, 11h – 20h
Futuros – Arte e Tecnologia
Imagem: André Lenz
ANO-LUZ
Para a Física, ANO-LUZ é um conceito utilizado para calcular distâncias em uma escala astronômica. Ao contrário do que se pensa, não é uma unidade de tempo. Em um ano terrestre, a luz percorre 5,87 trilhões de quilômetros no universo, cálculo que origina essa unidade de medida espacial. Na escala humana, por outro lado, o deslocamento da luz solar pela superfície da Terra é fundamental para a compreensão do tempo como o concebemos hoje.
Para além da Ciência, a exposição ANO-LUZ explora, por meio de uma ótica poética, a relação entre luz, tempo e espaço, e as suas novas concepções viabilizadas pelo uso da tecnologia de forma livre.
Na instalação lúdica Lines, participantes conectados por uma teia social luminosa brincam com parâmetros de som e ritmo por meio de suas relações espaciais. Em Tempo: cor, relógios em diferentes fusos horários projetam cores que atravessam todo o espectro cromático e se fundem em uma representação estética do tempo única e contínua. Em #L1, after Dan Flavin, luzes pulsantes emulam percursos e processos cerebrais por meio de redes neurais, oferecendo ao público uma experiência sinestésica minimalista.
A exposição ANO-LUZ convida o público a pensar: quais serão as novas unidades de medida de um tempo estético e como conceber novas escalas em um universo algorítmico digital?
Equipe FILE
Palestra ANO-LUZ
13 de Maio de 2023 | 15h
Participantes:
Fernando Velázquez – Rituais da complexidade
Pedro Veneroso – Tempo, cor, códigos e linguagens
Mediação: Clarissa Oliveira
INSTALAÇÕES
1. Daan Brinkmann & Nenad Popov – Lines– Holanda/Alemanha | Netherlands/Germany
Uma obra de arte interativa é sempre moldada por meio de um diálogo com seu público. Este princípio é o ponto de partida de Lines, uma instalação lúdica em que os participantes controlam os parâmetros de uma experiência audiovisual por meio de suas relações espaciais.
2. Pedro Veneroso – Tempo: cor– Brasil | Brazil
Nesta instalação, Pedro Veneroso modifica nossa experiência do tempo ao transformar horas em cores: um algoritmo composto por funções senoidais converte a hora atual de diferentes fusos horários GMT em cores RGB, propondo uma representação estética das horas.
3. Fernando Velázquez – #L1, after Dan Flavin – Uruguai, Brasil | Uruguay, Brazil
Em #L1, after Dan Flavin, um algoritmo de rede neural primitivo edita um conjunto de falas de autores contemporâneos extraídas do YouTube, enquanto controla a luminosidade de 16 barras de neon. A sequência de luz intermitente e o discurso desconexo gerados pelo algoritmo operam um estado de consciência particular, saturando o aparelho perceptivo, ativando a memória e estimulando o pensamento associativo.
PAINEL DE LED – ANIMAÇÕES
1. Diana Reichenbach – Infinite Horizons – Estados Unidos | United States
Um voo por uma paisagem abstrata luminosa desafia as percepções do horizonte.
2. Jean-Michel Rolland – Traces: Lights – França | France
Movimentos não controlados da câmera são usados para dar uma nova realidade às luzes da noite de Pequim. A música é gerada pela variação da luminosidade total na tela.
3. Ouchhh Studio – Saccade – Turquia | Turkey
Saccade, inspirado pela pela ilusão temporal chronostasis, pretende representar algoritmos de rastreamento de olhos na detecção de sobressaltos por meio da produção de visuais abstratos.
4. Sergio Mora-Díaz – Latente – Chile
Latente é um estudo audiovisual sobre percepção dinâmica do espaço que usa formas essenciais, como pontos e linhas, para crir um universo abstrato definido por padrões matemáticos e geométricos.
5. Thorsten Fleisch – ENERGIE! – Alemanha | Germany
Em ENERGIE!, uma descarga de alta tensão descontrolada de 30.000 volts é explorada para criar novos sistemas visuais de organização de elétrons.
6. VOID – Bio-Inspire – Turquia | Turkey
As redes neurais artificiais (RNAs) simulam a troca de mensagens das redes neurais biológicas. Em Bio-Inspire, a complexidade de uma rede artificial é redefinida utilizando objetos abstratos e sons que fazem referência à sua forma natural.
ENTRADA FRANCA
Futuros – Arte e Tecnologia
R. Dois de Dezembro, 63. Flamengo, Rio de Janeiro
(21) 3131-3060
oifuturo.org.br
Assessoria de Imprensa –
Caires Comunicação:
www.cairescomunica.com.br
Paula Caires – (11) 97271-3538 paula@cairescomunica.com.br
Keyla Assunção – (11) 99608-6226 keyla@cairescomunica.com.br