Exposição ANO-LUZ 2023
FILE Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
Futuros – Arte e Tecnologia
13 de Maio a 25 de Junho
Quarta a Domingo, 11h – 20h
Futuros – Arte e Tecnologia
Imagem: André Lenz
ANO-LUZ
Para a Física, ANO-LUZ é um conceito utilizado para calcular distâncias em uma escala astronômica. Ao contrário do que se pensa, não é uma unidade de tempo. Em um ano terrestre, a luz percorre 5,87 trilhões de quilômetros no universo, cálculo que origina essa unidade de medida espacial. Na escala humana, por outro lado, o deslocamento da luz solar pela superfície da Terra é fundamental para a compreensão do tempo como o concebemos hoje.
Para além da Ciência, a exposição ANO-LUZ explora, por meio de uma ótica poética, a relação entre luz, tempo e espaço, e as suas novas concepções viabilizadas pelo uso da tecnologia de forma livre.
Na instalação lúdica Lines, participantes conectados por uma teia social luminosa brincam com parâmetros de som e ritmo por meio de suas relações espaciais. Em Tempo: cor, relógios em diferentes fusos horários projetam cores que atravessam todo o espectro cromático e se fundem em uma representação estética do tempo única e contínua. Em #L1, after Dan Flavin, luzes pulsantes emulam percursos e processos cerebrais por meio de redes neurais, oferecendo ao público uma experiência sinestésica minimalista.
A exposição ANO-LUZ convida o público a pensar: quais serão as novas unidades de medida de um tempo estético e como conceber novas escalas em um universo algorítmico digital?
Equipe FILE
Palestra ANO-LUZ
13 de Maio de 2023 | 15h
Participantes:
Fernando Velázquez – Rituais da complexidade
Pedro Veneroso – Tempo, cor, códigos e linguagens
Mediação: Clarissa Oliveira
INSTALAÇÕES
Uma obra de arte interativa é sempre moldada por meio de um diálogo com seu público. Este princípio é o ponto de partida de Lines, uma instalação lúdica em que os participantes controlam os parâmetros de uma experiência audiovisual por meio de suas relações espaciais.
Nesta instalação, Pedro Veneroso modifica nossa experiência do tempo ao transformar horas em cores: um algoritmo composto por funções senoidais converte a hora atual de diferentes fusos horários GMT em cores RGB, propondo uma representação estética das horas.
Em #L1, after Dan Flavin, um algoritmo de rede neural primitivo edita um conjunto de falas de autores contemporâneos extraídas do YouTube, enquanto controla a luminosidade de 16 barras de neon. A sequência de luz intermitente e o discurso desconexo gerados pelo algoritmo operam um estado de consciência particular, saturando o aparelho perceptivo, ativando a memória e estimulando o pensamento associativo.
PAINEL DE LED – ANIMAÇÕES
Um voo por uma paisagem abstrata luminosa desafia as percepções do horizonte.
Movimentos não controlados da câmera são usados para dar uma nova realidade às luzes da noite de Pequim. A música é gerada pela variação da luminosidade total na tela.
Saccade, inspirado pela pela ilusão temporal chronostasis, pretende representar algoritmos de rastreamento de olhos na detecção de sobressaltos por meio da produção de visuais abstratos.
Latente é um estudo audiovisual sobre percepção dinâmica do espaço que usa formas essenciais, como pontos e linhas, para crir um universo abstrato definido por padrões matemáticos e geométricos.
Em ENERGIE!, uma descarga de alta tensão descontrolada de 30.000 volts é explorada para criar novos sistemas visuais de organização de elétrons.
As redes neurais artificiais (RNAs) simulam a troca de mensagens das redes neurais biológicas. Em Bio-Inspire, a complexidade de uma rede artificial é redefinida utilizando objetos abstratos e sons que fazem referência à sua forma natural.
ENTRADA FRANCA
Futuros – Arte e Tecnologia
R. Dois de Dezembro, 63. Flamengo, Rio de Janeiro
(21) 3131-3060
oifuturo.org.br
Assessoria de Imprensa –
Caires Comunicação:
www.cairescomunica.com.br
Paula Caires – (11) 97271-3538 paula@cairescomunica.com.br
Keyla Assunção – (11) 99608-6226 keyla@cairescomunica.com.br