FILE SP 2014 – METRO

Eric Siu – Touchy

Abstract:
“Touchy” é uma câmera humana – um dispositivo que é vestido e que transforma um ser humano em uma câmera operante. O indivíduo que está usando o dispositivo é constantemente “cegado”, a menos que alguém toque sua pele. O toque faz com que os obturadores na frente das oculares se abram e restaurem a visão do usuário. Quando o contato físico é mantido por 10 segundos, a câmera tira um “Touch-Snap” (ou seja, uma foto é tirada pelo Touchy), que é exibida no LCD do dispositivo.
A tecnologia social online enfraquece nossos laços sociais e igualmente desumaniza a comunicação física. A conexão com pessoas pode agora ser realizada através de apenas nossas pontas dos dedos, pressionando convenientemente um botão de “Like” no Facebook ou postando no mural uma mensagem de aniversário. Levando em conta a urgência de tal desumanização, o Touchy é concebido para encorajar a comunicação off-line através do toque, do contato visual e envolvendo a atividade da fotografia, pressupondo que câmeras são conhecidas historicamente por compartilharem lembranças e emoções da vida. Os touch-snaps resultantes nos lembram da riqueza efêmera da união.
O Touchy hibridiza os papéis de humanos e câmeras unificando suas respectivas capacidades. O processo mecânico de bater uma foto é transformado em um toque físico e contato visual. Com essas capacidades, o Touchy torna-se um atrativo para a comunicação física e um potencial dispositivo de cura social, estabelecendo um relacionamento recíproco – o usuário, que está preso na escuridão, busca o toque humano, enquanto o “Toucha”, a pessoa que toca o Touchy, oferece assistência e recebe um touch-snap através de um simples toque. O projeto então investiga a possibilidade da cura de problemas sociais como ansiedade social, idosos que se isolam e pessoas com deficiências.

Bigraphy:
Eric Siu é um artista de novas mídias de Hong Kong que atualmente vive em Tóquio e trabalha como diretor criativo. Ele fez seu mestrado em artes no Department of Design Media Arts da UCLA, em 2010, após concluir um projeto de pesquisa e intercâmbio cultural de 12 meses nos Estados Unidos, financiado pelo Conselho de Cultura Asiática. As obras de Eric foram exibidas no MOCA Taipei, ZKM, FILE, Transmediale, EMAF, WRO, SIGGRAPH Asia, ISEA, Microwave e assim por diante. Sua obra “Touchy” recebeu o primeiro lugar na WRO 2013, a 15ª International Media Art Biennale em Wroclaw, Polônia.