FILE PAI – Paulista Avenida Interativa 2017

O FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, maior evento de arte e tecnologia da América Latina, expande sua presença para o espaço público com o FILE PAI – Paulista Avenida Interativa. O objetivo é criar uma proposta de deslocamento da arte para o espaço urbano e para a vida social, já que o contato com a arte não se realiza mais necessariamente apenas dentro dos museus e galerias, mas também na rua, nas calçadas, nas praças. Com a tecnologia, a arte ganha status móvel e entra em sintonia com o ritmo e o ambiente das cidades.

A participação em todas as atividades do FILE PAI 2017 é gratuita.

.

OBRAS

Bohyun Yoon – To Reverse Yourself – Estados Unidos
Conjunto Nacional e Avenida Paulista, das 10h às 17h

“To Reverse Yourself” (Reverter a Si Mesmo) é um espelho autônomo que cria uma interação entre dois espectadores. O painel espelhado, com o corte feito para ser preenchido pelo rosto de um participante, reflete uma imagem híbrida que combina o corpo do espectador e o rosto do participante.

Håkan Lidbo & Max Björverud – Singing Tunnel – Suécia
Estação de metrô Paraíso, das 10h às 17h

“Singing Tunnel” (Túnel que canta) transforma túneis para pedestres em espaços inspiradores e criativos. Quando alguém canta no túnel, um computador detecta o tom das notas e canta a mesma nota, com um lindo coro. “Singing Tunnel” também é autodidata. A instalação lembra todas as notas que todos cantaram e, quando ninguém está cantando, pode cantar sua própria melodia criada pelas notas mais comuns cantadas por todos.

Carlos Franklin – The temptation of Saint Anthony – França
Produção: Les Poissons Volants
Consolação e Estações de metrô Brigadeiro e Consolação, das 10h às 17h

“The temptation of Saint Anthony” (As tentações de Santo Antão) explora a criatividade incomum de Hieronymus Bosch. A experiência em 360° transforma o seu tríptico em um espaço animado e nos permite mergulhar em uma das obras-primas deste inegável gênio da Idade Média.

Rezone, ONL architects, Air Design Studio, Marijn Moerbeek & Thomas Rutgers – Little Babylon – Holanda
Torre Matarazzo – Shopping Cidade São Paulo, das 10h às 22h

O pavilhão “Little Babylon” (Pequena Babilônia) é um “parasita de dados” inflável. Ele pode ser colocado em locais aleatórios de cidades para coletar dados e, então, comunicar esses dados com o público de forma interativa, como um show audiovisual dinâmico. O pavilhão personifica a cidade digital, minera o Twitter em busca de tópicos específicos e traduz esses dados em movimento, imagens e som, que juntos mostram o sentimento e o temperamento da cidade.

.

FILE METRO

“The temptation of Saint Anthony” (As tentações de Santo Antão) explora a criatividade incomum de Hieronymus Bosch. A experiência em 360° transforma o seu tríptico em um espaço animado e nos permite mergulhar em uma das obras-primas deste inegável gênio da Idade Média.