FILE SÃO PAULO 2015
FILE SÃO PAULO 2015 – THE NEW E-MOTION
De 16 de junho a 16 de agosto, o SESI-SP recebe a 16ª edição do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, o mais importante encontro entre a arte e as diferentes linguagens eletrônicas da América Latina.
Ao todo, serão mais de 330 trabalhos, que ocuparão os mil metros quadrados da área expositiva da Galeria de Arte do SESI-SP e outros espaços abertos, como a Galeria de Arte Digital SESI-SP (na fachada do prédio do SESI-SP/Fiesp), a calçada do outro lado da avenida Paulista em frente ao edifício e os acessos às estações Trianon-MASP e Consolação do Metrô.
Neste ano, o FILE reunirá diversas categorias que expressam novas poéticas da arte e tecnologia, por meio de instalações, jogos, videoarte, animações e a recente imersão estética que utiliza óculos 3D.
Durante a primeira semana do evento também serão realizados 11 workshops com profissionais das áreas de animação, música, videomapping e hardware. Neste ano, o evento terá a presença do artista australiano Paul Robertson, que participará do FILE Workshop com a oficina Pixel Arte e Animação em Gif e falará sobre sua experiência com animação, pixel art e seu processo criativo.
Paul é conhecido mundialmente por seu estilo distinto dentro da pixel art, inspirado por videogames e cultura pop. Todos os eventos que compõem a programação do festival são gratuitos. As inscrições para as oficinas podem ser feitas on-line no link http://file.org.br/highlight/file-sp-2015-workshop. A abertura do festival ocorrerá em grande estilo, com a exibição do filme premiado e inédito no Brasil Shirley – Visions of Reality, do cineasta austríaco Gustav Deutsch. O longa, legendado em português pela organização do FILE, tem como base 13 trabalhos do pintor americano Edward Hopper. No filme, suas telas ganham vida e servem de referência para acompanhar a história de uma mulher – Shirley – cujos pensamentos, emoções e contemplações de acordo com a estética do pintor levam a observar uma era estética da história americana.
O filme será exibido no dia 15 de junho, para convidados, e no dia seguinte para o público, com entrada gratuita. Artistas brasileiros, como Rejane Cantoni e Raquel Kogan, e de países como Holanda, Espanha, Alemanha, França e Áustria exibirão na mostra 19 instalações de ponta. Numa das salas, por exemplo, uma singela balança convida a uma atividade lúdica e infantil. A experiência, porém, se modifica totalmente com a utilização do óculos 3D, que nos leva a uma realidade virtual ao observarmos o movimento embalado pelas imagens desenhadas em aquarela. Por ser uma síntese dos novos paradoxos alcançados pelo diálogo entre a arte e a tecnologia, essa obra, intitulada Swing e assinada pelas alemãs Christin Marczinzik e Thi Binh Minh Nguyen, promete se transformar em um ícone desta edição do festival.
Nas estações Trianon-MASP e Consolação do Metrô as pessoas poderão experimentar o aplicativo Arart, dos japoneses Takeshi Mukai, Kei Shiratori e Younghyo Bak. O aplicativo dá vida a objetos e liga a realidade às expressões provenientes de dispositivos móveis, acrescentando novas histórias e valores ao ambiente real.
Quando: de 16 de junho a 16 de agosto de 2015 Preço: gratuito Classificação: livre para todos os públicos (com exceção dos workshops, a partir de 16 anos) Local: Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso | Av.Paulista, 1.313 Informações e programação: www.file.org.br