FILE SÃO PAULO 2016

Deitar e rolar num túnel construído com 32 quilômetros de fita adesiva talvez não seja sua ideia inicial de apreciação de uma obra de arte. Mas a instalação, chamada Tape for São Paulo, recebe o visitante na entrada da 17ª edição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File), no Centro Cultural Fiesp, e dá o tom de interatividade e diversão proposto pela mostra.

Mais de 300 obras de artistas vindos de trinta países fazem parte da mostra (Foto: Divulgação)
São mais de 300 peças assinadas por artistas de trinta países que usam tecnologias como realidade 3D, animações e games. Para curtir com os amigos, coloque o capacete criado pelo paulistano Marcio Ambrosio e participe de um jogo em que um mestre digital ordena a captura de cores pelo espaço. Se preferir uma experiência mais tranquila, opte por Be Boy Be Girl. A proposta é tirar os sapatos e deitar numa espreguiçadeira com um copo de drinque. Um par de óculos 3D vai levar você a uma praia paradisíaca no Havaí.

Por ali, dá ainda para fazer uma imersão no mundo de Van Gogh e brincar com um game em que um ursinho de pelúcia substitui o tradicional joystick. Tudo de graça. Vai perder?