FILE QUÂNTICO – São Paulo 2024 – Arte e Tecnologia
FILE 2024 | QUÂNTICO
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
QUÂNTICO
PROGRAMAÇÃO
A Computação Quântica (CQ) é uma tecnologia emergente que une a Ciência da Computação e Mecânica Quântica para resolver problemas que desafiam os computadores clássicos. Com o potencial de otimizar o processamento de grande volume de dados, essa tecnologia emergente tem o potencial de trazer grandes contribuições para a indústria, impactando áreas como segurança cibernética, simulação e otimização de processos industriais e logísticos e desenvolvimento de novos materiais de alta tecnologia.
O SENAI-SP, sempre na vanguarda tecnológica, reconhece a computação quântica como uma das principais tendências dos próximos anos. Desde agosto de 2023, a unidade de São Caetano – Escola SENAI “Paulo Skaf” – conta com um computador quântico de 3 qubits, que utiliza princípios de ressonância magnética para seu funcionamento.
A partir do compromisso de democratizar o acesso a essa tecnologia de grande potencial, este computador quântico é utilizado para mobilizar estudantes, professores, pesquisadores e empresários para difundir o conhecimento sobre CQ e explorar novas aplicações práticas.
No FILE, o SENAI-SP apresenta uma aplicação lúdica que combina imagens e sons para representar o qubit, a unidade básica da informação quântica.
Cultura Quântica
Jane de Almeida e Cicero Inacio da Silva
Os computadores digitais processam bits de informação a partir do Zero e do Um, já os computadores quânticos calculam qubits que podem ser Zero e Um ao mesmo tempo, realizando cálculos simultâneos, teletransportando ou emaranhando informação, de forma mais rápida e mais sofisticada. Apesar dos experimentos em computação quântica não serem novos, o seu desenvolvimento e aplicabilidade são ainda incipientes. A cada dia, a computação quântica se aproxima e gera curiosidade sobre seu futuro. Quem conheceu a revolução digital pode imaginar as mudanças que a tecnologia quântica poderá trazer para a cultura: novas formas de comunicação, medicamentos, criptografias, ou seja, novas descobertas. A proposta desta exposição é apresentar os raros trabalhos artísticos que partem da computação e da lógica quânticas. São experimentos científicos e artísticos que ousam especular sobre caminhos inovadores, materiais, lógicas que certamente afetarão a nossa cultura.
1. Gabriela Barreto Lemos – Fotografia Quântica – Brasil
2. Eduardo Reck Miranda – Sounding Qubits – Brasil
3. SENAI – Computador Quântico – Brasil