Antonio Ramirez Duran

AAAC: An Autonomous Agent Choreo

FILE 2018 | VIDEOART
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

Abstract:
“AAAC: An Autonomous Agent Choreo” é um vídeo de animação generativo e abstrato, criado através de códigos e interação do usuário, em que um bando de agentes autônomos regidos por leis físicas de atração-repulsão é submetido à vontade de uma coreografia geométrica. Em toda a obra audiovisual, o grupo de agentes autônomos é distribuído contra a natureza em diferentes padrões geométricos, variando a percepção geral de cor, forma, textura e ritmo.
A trilha sonora do AAAC também é uma obra de áudio generativo, criado por meio de códigos e interação do usuário, em que o movimento e a agitação do grupo de agentes autônomos moldam sua própria partitura. As características físicas dos agentes (velocidade, aceleração e posição no espaço) e as forças geradas pelo campo vetorial que os agita são alguns dos parâmetros utilizados na síntese de áudio. Os instrumentos generativos e as ondas sinodais utilizados para interpretar o som no espaço, suas frequências e ritmos, mudam conforme o padrão geométrico adotado pelo grupo de agentes.

Biografia:
Antonio Ramirez Duran (Toni Mitjanit) nasceu em Manacor (Espanha) em 1977. Reside e trabalha na Espanha.
Trabalha nas áreas de mídia, videoarte, arte computacional, design generativo e animação experimental desde 2010. Explora formas de expressão audiovisuais inovadoras através da codificação criativa; usando visualização de dados, interação homem/máquina, agentes autônomos, física e aleatoriedade. Suas criações audiovisuais são todas produzidas por meio de seu próprio software de codificação, em diferentes linguagens de programação (Processamento, Java, C++, SuperCollider, ChucK).