Workshop FILE São Paulo 2014

Workshop Design de Personagens para Animação
André Aguiar

Abstract: O texto a seguir apresenta um proposta de workshop para o desenvolvimento de design de personagens para animação.
Design de Personagens
O objetivo da oficina é apresentar aos participantes como desenvolver personagens visualmente interessantes e funcioanis para uma animação. O design de personagens é uma etapa fundamental no processo de criação e pré-produção de filmes de animação. O conceito da palavra personagem compreende não apenas a representação de seres humanos, como também a representação de criaturas totalmente idealizadas. Tomando em consideração essa complexidade, um bom design de personagens é de suma importância para a construção de uma narrativa na qual trabalhem em prol da história, torna-a mais verossímel.
Duração: Dois encontros com três horas de duração cada.
Conteúdo
? Silhueta; Forma e Volume; Proporção; Design e Funcionalidade; nesta parte abordaremos a melhor maneira de criar seu personagem mantendo a coerência com o estilo exigido por um determinado projeto; Padrões, cores, estilos de linha e unidade. Arquétipos: definições de personalidade;
? Definindo o personagem: a model sheet e expressões faciais e linguagem corpórea.
Bio: André Aguiar, ilustrador, quadrinista, animador 2D, character design, storyboarder e cenarista. Formado na Quanta Academia de Artes em desenho e pintura e professor na mesma instituição de ensino. Realizou trabalhos nas áreas de ilustração, publicidade e animação em parceria com grandes estúdios de animação Foi diretor de animação da série “Teca na TV” em exibição no canal Futura (TV Pinguim); De 2008 a 2012 foi animador e character design das séries “Fudêncio e seus amigos” e “Infortunio com Funérea” (Estricnina Desenhos Animados e MTV Brasil). Atualmente é design de personagens da série em exibição no Cartoon Network “Historietas Assombradas para Crianças Malcriadas” (Glaz Cinema) e desenvolve seu quadrinho autoral “Jockey”, obra ganhadora do Prêmio PROAC de História em Quadrinhos 2013/2014.