Workshop FILE São Paulo 2014

Workshop Programação Criativa em Processing
Gabriel Camelo

Abstract: Sobre Processing
Processing é uma linguagem de programação e ambiente de desenvolvimento multiplataforma e de código aberto voltado para a criação de imagens, animações e interações. Inicialmente pensado para o aprendizado de fundamentos da programação através de uma abordagem mais visual, o Processing se tornou uma ferramenta utilizada por estudantes, artistas, designers e entusiastas para aprendizado, prototipagem, produção.
Oficina: O objetivo da oficina é apresentar aos participantes o ambiente Processing e facilitar o contato com a lógica de programação, os fundamentos da computação gráfica e do meio digital como um todo como uma forma de expressão afim de explorar as potencialidades possíveis dentro da área em que cada um já trabalha, como ilustração, animação, design, música, som…
Estimo que em três encontros com três horas de duração cada, seja possível cobrir os seguintes pontos:
? O que é e o que faz o Processing. Uma breve apresentação da ferramenta, assim como o site, exemplos e a comunidade;
? “Creative code”. Mostrar a visão desse movimento que busca a utilização da computação e da tecnologia digital de forma mais autoral expressiva e criativa;
? O que é o digital. Por meio de analogias simples mostrar como funciona o meio digital e o que é uma linguagem de programação;
? Processing na prática. O que é um programa, experimentando com as primeiras funções, desenhando formas primitivas, a estrutura de um programa no Processing, animação e interação.
? Colocando coisas no Processing. Sobre como imagens, som, tipografia e vídeos se manifestam no meio digital e como abordá-los dentro do ambiente Processing.
? Extraindo coisas do Processing. Como finalizar seus trabalhos e salvar em formatos que possam ser facilmente compartilhados.
Bio: Gabriel Camelo, bacharel em design pelo centro Universitário Senac e atualmente cursando pós-graduação em animação. Trabalho diretamente com vídeo, motion, interface e games. Comecei a usar o Processing como forma de tornar o aprendizado em lógica de programação mais elucidativo e hoje em dia uso para expandir as possibilidades dos meus trabalhos, assim como para prototipagem e experimentos diversos.