Workshop FILE São Paulo 2014
Workshop Direção de Arte para Animação
Bernardo França
Abstract: – OBJETIVO: Apresentar referências e estudos de casos de design em animação, buscando na construção visual a potencialização do enredo.
O aluno irá experimentar o processo criativo do desenho.
– O workshop será realizado em dois encontros, cada um com três horas de duração.
* Em ambos dias de workshop será feito uso de data-show ou televisor além de acesso à internet. É necessário tambem superficie plana
para que os alunos possam desenhar (mesa comunitária longa ou carteiras individuais com braço para apoio dos papéis).
Primeiro dia: TEORIA & ESTUDO DE CASO
– Apresentação dos participantes, conversa rápida para compreensão da área e conhecimento de cada um – definindo o melhor direcionamento do curso;
– Palestra sobre Design (duração 1 hora) – Conteúdo em grande parte focado no trabalho e ensinamentos do designer Paul Rand e diretor de arte e artista de layout Maurice Noble;
– Estudos de casos.
Segundo dia: AULA PRÁTICA
– Três horas de exercícios práticos com intervalos para discussão de resultados e novas abordagens.
Aluno deverá levar :
• Folhas formato que preferir A4 ou A3 (gramatura que lhe agradar)
• QUALQUER ferramenta analógica de desenho. (Canetas, nanquin, pincel, lápis (grafite mole), lapiseira, borracha, pincel atômico, caneta TOMBO, caneta pincel, hidrocor etc.). ATENÇÃO: Visto que o exercício será focado na produção de desenhos rápidos, é importante associar duas ferramentas no mínimo- uma que exerça a linha fina (lapiseira, lápis, canetas finas) e outra que cubra grande aréa em pouco tempo(pincel ou caneta-pincel com aguada ou nanquin, guache, pincel atômico).
BIBLIOGRAFIA:
– Paul Rand – Conversations With Students. Prince Architectural Press.
– Maurice Noble & Todd Polson – Maurice Noble And The Zen Art Of Animation. Chronicle Books.
– Robert Henri – The Art Spirit. Basic Books.
Bio: Bernardo França ( Brasília,1982). Arquiteto formado em 2008, atua como desenhista profissional desde então – vivendo em São Paulo. Trabalha como diretor de arte, produz cenários para animação, é ilustrador, artista gráfico e scriber. Participou de 15 projetos de animação, sendo 7 séries. Suas grandes influências em design de cenários são da Disney, UPA e Warner.