Peter William Holden

Arabesque

FILE SÃO PAULO 2018
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

Abstract:
“Arabesque” é uma obra de arte cinética com raízes no Frankenstein, de Mary Shelly, e no laboratório alquímico. Composto por moldes, em tamanho real, de partes do corpo humano (a propósito, moldes do meu próprio corpo), estas entidades translúcidas expõem seus mecanismos robóticos internos para o mundo. Enquanto que a fiação/tubulação é uma expressão estética consciente, assimilada na obra a fim de conferir linhas caóticas de forma abstrata, ela contrasta intensamente com a simetria do corpo.
Quando em movimento, “Arabesque” torna-se uma performance em tempo real e pode ser observada a partir de uma infinidade de ângulos, revelando um caleidoscópio de belos padrões e formas criadas a partir da figura humana.

Créditos
Fotos : Medial Mirage / Matthias Möller
*A Gardner Denver como pioneira no fornecimento de produtos de ar comprimido, vácuo e sopro tem orgulho em apoiar as obras do artista Peter William Holden.

Biografia:
Me interessa explorar maneiras de dissolver as fronteiras entre o cinema e a escultura. Em pesquisas recentes sobre o tema, utilizo computadores combinados a elementos robóticos para criar esculturas cinéticas como mandalas. Considero essas esculturas cinéticas um meio de trabalho e apenas uma etapa na busca do que acredito ser o verdadeiro ponto focal de minha obra. Esse ponto são as animações efêmeras – coreografias criadas quando as esculturas estão em movimento.