FILE SÃO PAULO 2023 – Singularidades Interativas – Arte e Tecnologia

FILE SÃO PAULO 2023

FILE Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

5 de Julho a 27 de Agosto

Terça a Domingo, 10h – 20h

Centro Cultural FIESP

 

Design: André Lenz

Imagem: Expanded Iris – Anaisa Franco

 

SINGULARIDADES INTERATIVAS

Por Singularidade entendemos não a hipótese de que a inteligência artificial possa se tornar autônoma podendo ter autoconsciência, mas, por outro lado, como “Singularidades”, no plural, hipótese à la ficção científica em que a interação mútua entre inteligências artificiais e inteligências naturais (humanas) levaria ao desenvolvimento de uma consciência simulada, um “eu artificial” que poderia dialogar com o “eu natural” trocando informações e experiências de diversas maneiras, ou seja, uma “consciência mixada”, na qual a consciência humana teria acesso imediato a todo o conhecimento humano; isso levaria indubitavelmente a um salto evolutivo na história da humanidade. Não uma única singularidade artificial que dominaria a humanidade, mas uma multiplicidade de “singularidades mixadas” que interagiriam entre si na solução dos problemas complexos do mundo. Com a ascensão do acesso às inteligências artificiais e sua distribuição na sociedade, cairá o mito de que um dia esses algoritmos evolutivos terão uma consciência como a nossa. Pelo contrário, a parceria entre máquinas inteligentes e humanidade aumentará substancialmente o desenvolvimento geral de toda a cultura, bem como do próprio ser humano. Na exposição de arte e tecnologia Singularidades Interativas do FILE SP 2023, convidamos o público a uma vivência desafiadora e enriquecedora, sugerindo por meio das obras uma atitude positiva e participativa para aprender e crescer com as experiências apresentadas, como se as obras fossem especialmente para si. Através dessa relação personalizada, os visitantes se deparam com novas possibilidades de pensar e de agir em um mundo menos massificado. Acreditamos que recursos digitais e conhecimentos podem ser explorados de formas diversas na arte, desde o uso de dispositivos mecânicos em obras físicas até a criação de novas formas e novos padrões com a ajuda das tecnologias inteligentes. Essas obras acabam por levar a novas descobertas e possibilidades no campo do desenvolvimento das artes, moldando e modelando o comportamento do público para se adaptar ao desenvolvimento acelerado das novas formas de Arte, não apenas estéticas, mas também inteligentes.

Ricardo Barreto & Paula Perissinotto
Organizadores e co-fundadores do FILE

 

Baixe o catálogo da exposição

 

 

WORKSHOPS FILE SP 2023

As oficinas do FILE SP 2023 acontecem este ano entre os dias 05 e 07 de julho, no Mezanino do Centro Cultural FIESP. Todas as atividades são gratuitas e é necessário se inscrever previamente para participar.

Desde 2009, as oficinas oferecidas pelo FILE têm contado com grupos de educadores da ciência da computação e artistas que buscam uma imersão experimental na essência da linguagem binária. Essa imersão tem como propósito a transferência de conhecimento e a pesquisa sobre o uso da computação para fins artísticos.

O objetivo é difundir a tecnologia como linguagem criativa e processo de desenvolvimento artístico para o maior número de pessoas possível, desde interessados no geral a professores de escolas públicas e grupos de possíveis multiplicadores desta linguagem.

DATA: 5, 6 e 7 de julho
LOCAL: Mezanino do Centro Cultural FIESP
Av. Paulista, 1313. Em frente ao metrô Trianon-Masp.

 

WORKSHOP
PROGRAMAÇÃO

 

ONLINE
5 de Julho – Quarta-feira
11:00 às 14:00 FILE 2023 Wikipedia Edit-a-thon no Zoom (Acesse)

PRESENCIAL
Local: Mezanino do Centro Cultural FIESP

5 de Julho – Quarta-feira
14:00 às 18:00 Felipe Gomes – DIY CTRL – Brasil
14:00 às 18:00 Bruna Mayer e Miguel Alonso – Cortando Janelas: Faça seu Adesivo com Desenho Vetorial – Brasil

6 de Julho – Quinta-feira
14:00 às 18:00 Mauricio Jabur – Op Art – Introdução à programação online para as artes visuais – Brasil
14:00 às 18:00 Luca Ribeiro e Sergio Venancio – Jantar Aumentado: introdução à Modelagem 3D para Realidade Aumentada – Brasil
19:00 às 22:00 Sergio Venancio – Machine Learning para Curiosos Criativos – Brazil

7 de Julho – Sexta-feira
14:00 às 18:00 Paulo Nenflidio – Construindo um Grilo Solar – Brasil
14:00 às 18:00 Samuel Baptista Mariani – Animação com Arte Generativa Usando IA – Brasil
19:00 às 22:00 Felipe Mamone – Pane no sistema: um desvio pela glitch art – Brasil

 

 

INSTALAÇÕES
PROGRAMAÇÃO

1. Anaisa Franco – Expanded Iris – Brasil Instalação Interativa

Expanded Iris é uma instalação interativa que convida a olhar através de um Space Iriscope, que escaneia a íris do usuário e projeta uma metamorfose de sua íris misturada com galáxias e nebulosas. O projeto convida as pessoas a olharem para o microuniverso da sua própria íris e encontrarem semelhanças com o macrouniverso das galáxias enquanto têm uma experiência de escaneamento ocular biométrico. A obra é composta por um software biométrico customizado e um paramétrico impresso em 3D que possui uma câmera em seu interior.

 

2. Enhance – HUMANITY – Japão/Estados Unidos Instalação Interativa

Uma mistura única de puzzle game e plataforma, HUMANITY coloca o destino de toda a humanidade em suas mãos. Comande multidões em marcha para pular, virar, empurrar, flutuar, atirar e escalar em busca da salvação. Guie as massas através de níveis cheios de obstáculos, inimigos, quebra-cabeças e habilidades desbloqueáveis, navegue por uma ampla variedade de desafios ou construa os seus próprios!

 

3. Francesca Fini – Paradise Lost – Itália Não Interativa

Uma criatura alienígena vagueia por uma paisagem onírica e misteriosa que parece prestes a desmoronar ao primeiro sopro de vento. A desagradável sensação de cair no vazio desvanece na sensação de precariedade e incerteza que caracteriza os nossos tempos. Da pandemia à guerra na Ucrânia, os acontecimentos atuais parecem marcar uma espécie de contagem regressiva para lugar nenhum.

 

4. Gabriel Massan – Unbonded on a Bonded Domain –  Brasil Não Interativa

Em Unbonded on a Bonded Domain, encomendado pela FACT, Londres, Gabriel Massan procura alinhar a experiência emocional de sua infância no Rio de Janeiro, adolescência em São Paulo e maturidade na Europa como matéria-prima para seu trabalho, seguindo as dicas da escritora e acadêmica Saidiya Hartman no conceito de ”Fabulação Crítica”, para explorar um ecossistema virtual desvinculado tanto de sua própria identidade quanto das limitações físicas e conceituais do corpo humano.

 

5. Giant Squid – ABZÛ – Estados Unidos Instalação Interativa

Mergulhe em um mundo oceânico vibrante, cheio de mistério e repleto de cores e vida. Descubra centenas de espécies únicas baseadas em criaturas reais e forme uma conexão poderosa com a abundante vida marinha. Permaneça em paisagens marítimas épicas e explore ecossistemas aquáticos modelados com detalhes sem precedentes. Desça ao coração do oceano, onde segredos antigos estão esquecidos. Mas cuidado, perigos espreitam nas profundezas.

 

6. Guli Silberstein – Cycles of Creation – Inglaterra Não Interativa

Um documentário alternativo de ficção sobre a evolução, contado em ciclos de gênese cibernética. É uma jornada meditativa que nos aproxima da história da criação da Terra. Uma reflexão sobre a inteligência artificial, experimentando com a duração e a repetição em uma colagem hipnótica de imagens coloridas semi-abstratas, contrariando a cultura da mídia online de imagens curtas e rápidas, oferecendo, em vez disso, uma profunda contemplação.

 

7. Hanna Haaslahti – Captured – Alemanha/Finlândia Instalação Interativa

Captured começa com uma experiência inesperada – o encontro com seu duplo digital. Os duplos se juntam a uma multidão virtual vivenciando momentos de união e segregação. Como o comportamento de seus duplos afeta os relacionamentos na plateia?

 

8. Jean-Philippe Côté & Victor Drouin-Trempe – Empreintes sonores – Canadá Instalação Interativa

Instalação interativa que se debruça sobre os vestígios que o nosso cotidiano deixa no espaço digital. A instalação usa um assistente ativado por voz para gravar a voz dos visitantes continuamente.  Quando as vocalizações são detectadas, elas se materializam visualmente. Torna-se então possível navegar no som congelado movendo-se no espaço. Assim, não é mais o som que chega até nossos ouvidos, mas nossos ouvidos que devem viajar através do som.

 

9. Melodie Mousset | PatchXR – PatchWorld – Suíça/Dinamarca Instalação Interativa: Realidade Mixada

PatchWorld potencializa a experiência musical com mundos maravilhosos, instrumentos fantásticos e shows ao vivo de imersão total. Ele combina a experiência visual e o jogo com o poder emocional da música. Está pronto para jogar desde o momento em que você começa, mas é profundo o suficiente para permitir que você construa tudo o que possa imaginar.

 

10. Melodie Mousset – PatchWorld – Suíça/Dinamarca Instalação Interativa: Realidade Virtual

PatchWorld potencializa a experiência musical com mundos maravilhosos, instrumentos fantásticos e shows ao vivo de imersão total. Ele combina a experiência visual e o jogo com o poder emocional da música. Está pronto para jogar desde o momento em que você começa, mas é profundo o suficiente para permitir que você construa tudo o que possa imaginar.

 

11. Memo Akten – Learning to see – Turquia/Estados Unidos Instalação Interativa

O trabalho é uma instalação interativa na qual várias redes neurais analisam uma câmera ao vivo apontando para uma mesa coberta de objetos do cotidiano. Por meio de uma experiência muito tátil e prática, o público pode manipular os objetos sobre a mesa com as mãos e ver o cenário correspondente surgindo na tela, em tempo real, reinterpretado pelas redes neurais.

 

12. Nika Oblak & Primoz Novak – Where do we come from? What are we? Where are we going? – Eslovênia Não Interativa

Where do we come from? What are we? Where are we going? apresenta um performer dentro da tela, andando sem parar como se estivesse girando uma roda gigante. A tela é como outras inúmeras telas e smartphones, que inundam nossa existência contemporânea. Este dispositivo não convencional aparece como movimento perpétuo, e alude à definição contemporânea de uma corrida de ratos, um trabalho sem fim, excessivo ou competitivo, uma inútil perseguição sem propósito.

 

13. Özge Samanci – VastWaste – Estados Unidos Instalação Interativa

No passado, os humanos já perceberam os oceanos como ilimitados e, portanto, impossíveis de poluir – até que criamos a Grande Mancha de Lixo do Pacífico. O mesmo padrão agora está se repetindo no espaço sideral. VastWaste é uma realidade virtual orientada por dados que ilumina os paralelos e a interação entre a poluição marinha e o lixo espacial. As atividades humanas espalharam milhões de objetos na órbita da Terra. Como não há atrito, os detritos viajam a 18.000 mph. Mesmo pequenas manchas de tinta podem criar choques explosivos.

 

14. Seph Li – 相/Phase – Inglaterra/China Instalação Interativa

相/Phase é uma obra de arte que utiliza dados e une as regras da física de Wolfram ao taoismo chinês, aplicando hipóteses científicas a um sistema visual generativo. As imagens são projetadas em um vidro fosco e os visitantes usam controles para desencadear e manipular animações que injetam energia ao sistema do universo criado por Seph Li.

 

15. VIGAS – LIGHT FALLS – Brasil Não Interativa

LIGHT FALLS traz para a cidade a beleza e a força da natureza em sua forma mais poderosa, a cachoeira. A água é um recurso importantíssimo, capaz de gerar vida e energia, iluminar cidades e trazer conexão humana. A instalação impressiona pelo tamanho, formato e cores. As luzes criam o movimento orgânico da água iluminando os tubos que se entrelaçam no chão, criando o efeito da água batendo nas pedras, acompanhado do som ambiente da floresta amazônica.

 

ANIMA+
PROGRAMAÇÃO

1. Adrian Flury – Arrest in Flight – Suíça
2. Andrea Cristini – Framing the Self – Canadá
3. Bernardo Alevato & Taianne Oliveira – Move – Brasil
4. Bolim Jeon – In the Belly of a Whale – Reino Unido
5. Caique Poi – Reciclagem – Brasil
6. Chaya Shen – Jiaji – Taiwan
7. Diego Mac – Sylphides 3.1 – Brasil
8. Faiyaz Jafri – Shine – Canadá/Estados Unidos
9. Faye Formisano – They Dream in My Bones – Insemnopedy II – França
10. Felipe Vasconcelos – Des1_04_7or – Brasil
11. GaoWenqian – The Future That We Lost – China
12. Gloria Gammer – WHEN THE WORLD COMES TO AN END, I WILL HAVE LOVED YOU – Áustria
13. Ingrata Bergman – El Desierto – Espanha
14. Ingrata Bergman – Siete Años De Mala Suerte – Espanha
15. Ingrata Bergman – Un Ojo Se Mira A Sí Mismo – Espanha
16. João Pedro Oliveira – Coalescence – Estados Unidos
17. Joel Swanson – Bubble Sort – Estados Unidos
18. John Melo – Totalidad – Colômbia
19. Juliana Pedrosa – Visions of Blakey – Brasil
20. Juno B. – Perhaps our only link is the failed humanity – Brasil
21. Justin Lincoln – ffflutttttterrrrrr – Estados Unidos
22. Liu Yewen – Survival Panic – Alemanha/China/França/Holanda/Polônia/ Portugal
23. Luca Lee – Growth – Estados Unidos
24. Luciano Rabuske – Metamorphose – Estados Unidos
25. megumi naitoh – Searching for Blue – Estados Unidos
26. Meredith Drum – Séance for Dead Horse Bay – Estados Unidos
27. Michelle Hessel Alves & Woraya Boonyapanachoti – Boarding Time – Brasil/Tailândia
28. Mônica Moura – Lapso – Brasil/Estados Unidos
29. Oli Sorenson – Supply Chain – Canadá
30. Peter Whittenberger – Haven – Estados Unidos
31. Peter Whittenberger – I Believe We Are Lost – Estados Unidos
32. Rubén Gil – Nullius – México
33. S4RA – Privacy-GrDN.info – Portugal
34. Silvia De Gennaro – Travel Notebooks: Rome, Italy – Itália
35. Susanne Wiegner – Yesterday’s Tomorrow Morning – Alemanha
36. Susanne Wiegner – When Wishing Still Helped – Alemanha
37. Thomas Lisle – Love’s Journey – Reino Unido
38. Toni Mitjanit – CLOCKWISE – Espanha
39. Yoon-Chung Han & Hung-Hsuan Tsai – Plastic Landscape – Reversible World – Estados Unidos

 

PARCERIA SCM/CityU

Em 2023, a SCM/CityU participa do FILE São Paulo como instituição parceira integrante do FILE ANIMA+. A colaboração entre as instituições propõe a disseminação de obras criativas e a propulsão de novos artistas no cenário internacional. O programa é apresentado sob orientação do Professor Dr. Max Hattler.

Primeira instituição desse tipo na região, a SCM/CityU foi fundada para nutrir uma nova geração de artistas interdisciplinares empreendedores e profissionais de mídia criativa e ser um centro de inovação para as indústrias criativas em Hong Kong, China Continental e no exterior. Atualmente, é reconhecida como centro internacional de descoberta e inovação na Ásia.

Com orientação do Dr. Max Hattler

1. Cyrus, Lok Yi Scarlett & Sin Ching Angel – Glimpse 佐敦掠影 – Hong Kong
2. Cyrus, Lok Yi Scarlett & Sin Ching Angel – Mirage 蜃樓 – Hong Kong
3. Hairong, Jianing & Yuanyuan – Sham Shui Po’s Night – Hong Kong
4. Hattie, Tatia Pui Wan & Chit – Building Blocks – Hong Kong
5. Junien, Qingmei Melody & Yung Ka Valerie – Unreal Central – Hong Kong
6. Junien, Qingmei Melody & Yung Ka Valerie – Urban Drift – Hong Kong
7. Ka Lun Alan, Hiu Ching Nicole & Lok Yan Cola – OoOo – Hong Kong
8. Peijing, Siyi & Hiu Ching – Rush!! – Hong Kong
9. Peijing & Siyi – Wave – Hong Kong
10. Pui Sze, Hiu Tung, Hin Ling – Mahjong Mart – Hong Kong
11. Pui Sze, Hiu Tung & Hin Ling – Fruit Market 果欄 – Hong Kong
12. Tiantian, Ningxin & Jun – Laid Out – Hong Kong
13. Tong, Xiaoyu & Shuyao – Crossing – Hong Kong
14. Tsz-wing, Tsz-wai & Long-man – & More – Hong Kong
15. Wing Yee & Sin Wai Javis – Yau Ma Day – Hong Kong
16. Xiaobu, Xiaozhi & Zichun – CELL – Hong Kong
17. Yujie, Jie & Yuk Kuen – Sham Shui Po – Hong Kong

 

HIPERSÔNICA
PROGRAMAÇÃO

1. Alejandro Casales – Angbu-ilgu – México
2. Alfonso Pretelt – TOTEM – Colômbia
3. amescla – enthalpy of water vapour – Brasil
4. Antonio D’Amato – Un certain vertige – Itália
5. BELLA – Light Load – Brasil
6. BRUO – BRUO – Brasil
7. Daniel Gazana – Sumo Canto Absconso – Brasil
8. Daria Baiocchi – LINE – Itália
9. Diana Rojas – Event Horizon – Estados Unidos
10. Filippo Mereu – Double Bass Mystery – Itália
11. Gabriela Spinelli – Una trilogía – Argentina
12. Gabriele Barlera – SYNTHETICA BELLICA – Itália
13. Gintas K – +all we are – Lituânia
14. Havane Melo e Renê Freire – Átrio | piano e vídeo experimental – Brasil
15. Ignacio Viano – Estudio electronico Nro 2 – Argentina
16. Jenni Prélio – Conversation 404 – Brasil
17. Jorge Denis Molina – Misterios de ultramar – Cuba
18. Jorge Martínez Valderrama – Voces en el Mar Polar – México
19. Jose Gallardo A. – Resonancias – Colômbia
20. Joshua Rodenberg – Golden Al Rayan – Catar
21. Juan Carlos Vasquez – Dorep Ámpora – Estados Unidos/Finlândia
22. Julian Scordato – Earth song – Itália
23. Kian Hossein, Arman Moghaddam & Majid Kiamehr – Non-grata – Irã
24. Kian Hossein – Radio Astronomy – Irã
25. Maurizio Chiantone [aka Bux] – LUXXX – Itália
26. Mingxi Xu – Artificial Womb – Reino Unido
27. Mingxi Xu – Genesis – China
28. Music X Habitat X Art – Matchsticks: Crosses of Blood 3’30” – Estados Unidos
29. Ouazzani Touhami Sarah – Holobionte – França
30. Piero Chiariello – Music – Itália
31. Roser Domingo Muñoz – Nuevas formas de hacer música – Espanha
32. Sonifying the Sea – choralCoral – 3 genomic études of climate survival – Estados Unidos
33. stellatum_ – stellatum_: ecossistemas – Brasil
34. Timothy Weaver – The Whalefall (abridged) – Estados Unidos
35. Ting Chun Liu – Imaginary Landscape – Alemanha/Taiwan

 

PARCERIA CYFEST 

Na edição Singularidades Interativas do FILE São Paulo, contamos com o Arquivo de Áudios do CYLAND como parte integrante do FILE Hipersônica 2023. Esta parceria visa aumentar a visibilidade deste acervo e estimular a criação e divulgação de produções sonoras inovadoras e experimentais. 

CYLAND é uma organização sem fins lucrativos que promove o surgimento de novas formas de arte e interações de alta tecnologia, desenvolvendo conexões entre artistas, curadores, engenheiros e programadores. Para enfrentar o desafio de apresentar o som “puro” em espaços expositivos junto a outras obras de arte contemporânea mais “materiais” e preservar a arte sonora, o laboratório criou em 2013 o Arquivo de Áudios do CYLAND. O projeto tem curadoria de Sergey Komarov e inclui mais de 60 participações.

 

VIDEOARTE
PROGRAMAÇÃO

1. Adam Basanta – Targeted – Canadá
2. Albert Bayona – Pandemic – Espanha
3. Albert Bayona – Cosmonaut – Espanha
4. Albert Merino – El món sublunar – Espanha
5. Alejandro Casales – Conversations II – México
6. Andrew McSweeney – Drün – Irlanda
7. Basic Bruegel – Landschop – Canadá
8. Brit Bunkley – The Killing Chain – Nova Zelândia
9. Brit Bunkley – Dear Hart, How they dream. How we dream – Nova Zelândia
10. Brit Bunkley – Pillar of Fire – Nova Zelândia
11. Caio Antônio – Era Morro, Morro Eu – Brasil
12. Daniel H. Dugas – Emitting Warmth – Canadá
13. Dorian Rigal Minuit – La limite est une façade – França
14. Elouan Le Bars – FOR ALL THE MAGIC HIDDEN IN THIS WORLD – França
15. Enrico Dorigatti – Xeno – Itália
16. Ethann Néon – Human – Walkers in Motion – Bélgica
17. Filipe Vilas-Boas – Entropophone (Entropófono) – França
18. Germán Gómez – Entre Puentes – Argentina
19. Gioula Papadopoulou – AI made me do it: Ophelia – Grécia
20. Jean-Michel Rolland – Beijing Bicycles – França
21. Jean-Michel Rolland – Le Ballon rouge: compression – França
22. Jia-Rey Chang – Ver-meer’s Colors – Inglaterra e Taiwan
23. John Melo – Memórias da montanha – Argentina/Colômbia
24. Kailum Graves – Cosmos, or A Chronicle of Life’s Incredible Order, Complexity, and Remarkable Struggle Against Entropy and Resistance of Decay – Austrália
25. Karina Acosta – 30 POR CIENTO – Argentina
26. Kenji Kojima – The Effect of Cataracts on Late Years Claude Monet – Estados Unidos
27. Kenji Kojima – What Madame Cézanne was thinking – Estados Unidos
28. Krista van der Wilk – Open Registration – Holanda
29. Kuesti Fraun – Sigmund’s Joy of avoiding the void – Alemanha
30. Lida Zacharopoulou – Psifímia – Grécia
31. Lilia Li-Mi-Yan & Katherina Sadovsky – A000000000001000AA011 – Rússia
32. Luís Arandas – Irreplaceable Biography – Inglaterra
33. Marcia Beatriz Granero – Revelación – Brasil
34. Marco Ferrazza – Memories of a Form – Itália
35. Maximiliano Parlagreco – La estación – Argentina
36. Maximiliano Parlagreco – Los transeúntes – Argentina
37. Nicolás Rupcich – Archipiélago – Alemanha/Svalbard
38. Pablo Salgado Xavier – AQUARIUM – Brasil
39. Peter Christenson & Phil Mudd – Juried Performance: A Triptych – Estados Unidos
40. Renata Soares Lacerda – Infinite Art – Brasil
41. Roberto Musanti – Fallaci Imagine – Itália
42. Roberto Musanti – Petra celata – Itália
43. Roland Graf – Pipa Vista – Áustria/Brasil/Estados Unidos
44. Ryan Seslow – SIMPLIFIED CHAOS ON THE LANDSCAPE OF OVER-CONSUMPTION – Estados Unidos
45. Serge Bulat – Normality – Estados Unidos
46. SIOUMING WU – Cultivated Reality – the Night of June 4th – Taiwan
47. Sixue Yang, Danquis Johnson & Federica De Francesco – Flowing Utopia – China/Estados Unidos/Itália
48. Stefanie Sixt & Markus Mehr – WINDMILL OF YOUR MIND – Alemanha
49. Stuart Pound – Alice in Arizona – Colômbia/Reino Unido
50. Susanne Wiegner – backdrop – Alemanha
51. Tyler Bohm – Reclamation Project 3 – Áustria/Estados Unidos
52. VETA – 25°36’10.5”S 57°34’48.0”W – Argentina/Paraguai
53. Viktor Brim – the dark goes much further than how it appears – Alemanha

 

LED SHOW
PROGRAMAÇÃO

1. Alejandro Casales Navarrete – Re-Morse – México
2. Anabela Costa – IN THE BLUE – França
3. Christian Merrill – Reflective Garden – Estados Unidos
4. Gilbert Sinnott – 64μs – Alemanha
5. Hernan Roperto – Matéria Escura (O espaço no meio) – Argentina
6. Leonardo Uehara – Pulse – Brasil
7. Lucas Oggioni Cypriano – Calçada – Brasil
8. mammasONica – poems – Itália
9. Patricio Ballesteros Ledesma – AÑO NUEVO – Argentina
10. Pedro Stelmach – Voronoi Mesh – Brasil
11. V.A.N.H – Interferences – Espanha

 

PARCERIA ECA

Na categoria LED SHOW, o FILE São Paulo 2023 recebe a parceria com o Curso de Artes Visuais do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Os trabalhos foram desenvolvidos com a orientação da Professora Dra. Silvia Laurentiz. 

Esta parceria buscar reafirmar a conexão com as universidades nacionais, apoiando o estímulo e a produção de arte em novas mídias: uma oportunidade ímpar de acesso a linguagens, tecnologias de ponta e recursos inovadores para a reflexão e experimentação do ambiente artístico e de circuitos culturais.

 

COTIDIANOS IMPERCEPTÍVEIS

Cotidianos imperceptíveis são aqueles aspectos da vida diária que passam despercebidos ou são negligenciados pela maioria das pessoas. Esses aspectos incluem atividades, comportamentos e padrões tão comuns que não chamam a atenção, ou tão sutis que passam despercebidos. Os cotidianos pautados pelas relações sociais e a forma como as pessoas se comunicam entre si muitas vezes apresentam interações automáticas ou padrões de comunicação adotados de maneira imperceptível. Há imagens que podem ser usadas para refletir esse conjunto de cotidianos imperceptíveis e questioná-los, podendo ser editadas ou combinadas para expressar ideias ou críticas sobre a rotina e a vida moderna.

Créditos
Ana Caroline Cordeiro dos Santos
Angela Nunes Felicio
Anna de Aguiar e Santos
Antonio Yudi Pontual Ikeda
Daniel Alexsander Silva da Luz
Dourivan Conceição Lima
Giovanna Bars Souza
Gustavo de Oliveira
Isabella Monis Cardoso Medeiros
Isabella Stael Martins Arruda Pereira
Ítalo Patrício Vichietti
Jeksandro de Oliveira Sousa
João Vitor Otero Marconi
Julia Santos Barbosa
Kaliandra Andrade Freitas
Larissa Fernandes Martins da Silva
Laura Alves de Souza Ferreira e Silva
Laura Marandino Diaz
Leticia Bruni Arcanjo
Lucia Leiko Ishikawa
Mateus Andrei Missau de Almeida
Rafael Shiraishi de Campos
Rafael Vilela Zacchi
Sarah Jesus de Araujo
Stephanie Maria Strobel Cardoso
Vitor Menezes Barbosa Sendrete
Silvia Laurentiz

Apoio
Grupo Realidades/ECA/USP

 

WORKSHOP

As oficinas do FILE SP 2023 acontecem este ano entre os dias 05 e 07 de julho, no Mezanino do Centro Cultural FIESP. Todas as atividades são gratuitas e é necessário se inscrever previamente para participar.

Desde 2009, as oficinas oferecidas pelo FILE têm contado com grupos de educadores da ciência da computação e artistas que buscam uma imersão experimental na essência da linguagem binária. Essa imersão tem como propósito a transferência de conhecimento e a pesquisa sobre o uso da computação para fins artísticos.

O objetivo é difundir a tecnologia como linguagem criativa e processo de desenvolvimento artístico para o maior número de pessoas possível, desde interessados no geral a professores de escolas públicas e grupos de possíveis multiplicadores desta linguagem.

DATA: 5, 6 e 7 de julho
LOCAL: Mezanino do Centro Cultural FIESP
Av. Paulista, 1313. Em frente ao metrô Trianon-Masp.


PROGRAMAÇÃO

FILE 2023 Wikipedia Edit-a-thon
5 de julho, das 11:00 às 14:00, no Zoom (Acesso)

Felipe Gomes – DIY CTRL – Brasil
5 de julho, das 14:00 às 18:00, no Mezanino do Centro Cultural FIESP

Bruna Mayer e Miguel Alonso – Cortando Janelas: Faça seu Adesivo com Desenho Vetorial – Brazil
5 de julho, das 14:00 às 18:00, no Mezanino do Centro Cultural FIESP

Mauricio Jabur – Op Art – Introdução à programação online para as artes visuais – Brazil
6 de julho, das 14:00 às 18:00, no Mezanino do Centro Cultural FIESP

Luca Ribeiro e Sergio Venancio – Jantar Aumentado: introdução à Modelagem 3D para Realidade Aumentada – Brazil
6 de julho, das 14:00 às 18:00, no Mezanino do Centro Cultura lFIESP

Sergio Venancio – Machine Learning para Curiosos Criativos – Brazil
6 de julho, das 19:00 às 22:00, no Mezanino do Centro Cultural FIESP

Paulo Nenflidio – Construindo um Grilo Solar – Brazil
7 de julho, das 14:00 às 18:00, no Mezanino do Centro Cultural FIESP

Samuel Baptista Mariani – Animação com Arte Generativa Usando IA – Brazil
7 de julho, das 14:00 às 18:00, no Mezanino do Centro Cultural FIESP

Felipe Mamone – Pane no sistema: um desvio pela glitch art – Brazil
7 de julho, das 19:00 às 22:00, no Mezanino do Centro Cultural FIESP

 

FILE METRÔ
PROGRAMAÇÃO

1. Camila Magrane – Traces – Venezuela

 

ENTRADA GRATUITA

Centro Cultural FIESP
Av. Paulista, 1313, São Paulo
Em frente à estação Trianon-MASP

centroculturalfiesp.com.br

 

Assesoria de Imprensa

Helô Cintra Castilho
helo@pombocorreio.art.br

Douglas Picchetti
douglas@pombocorreio.art.br

Pombo Correio Assessoria de Imprensa
(11) 9 9402-8732
www.pombocorreio.art.br