FILE AVANT DIGITAL ART | SÃO PAULO 2022

 

FILE SÃO PAULO 2022 | AVANT DIGITAL ART

FILE Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

 

1. Jon Rafman – Disasters Under the Sun – Canadá | Canada

A obra retrata uma distopia pós-humana habitada por avatares azuis inexpressivos e continuamente torturados por uma força onipotente desconhecida. Numa combinação assombrosa de simulações de multidões geradas por computador e vistas inquietantes de um colonoscópio, o vídeo medita sobre o atrito entre individualidade, a ansiedade coletiva do controle algorítmico e a violência da simulação virtual.

 

2. Leo Castaneda – Levels and Bosses – Estados Unidos, Colômbia | United States, Colombia

Aventura transmídia que explora mundos neo-primordiais. Paisagens, tecnologia e seres estão interconectados de forma identificável. Um ciborgue pós-humano na busca por entender seu impacto nos biomas ao seu redor depois de uma explosão cataclísmica. A obra oferece uma reflexão para futuros mais sustentáveis.

 

3. John Butler, Martina Morger & Lina Theodorou – Gaitkeeper, J-Life, People should work, Unparent – Reino Unido | United Kingdom

Crítico das tendências tecnológicas como a IA (Inteligência Artificial) e o Machine Learning (Aprendizado de máquina), em suas obras, John Butler imagina o futuro dos espaços urbanos, das relações interpessoais e profissionais, do mercado, da política e da própria reformulação humana em decorrência da maquinarização.

 

4. Sam Rolfes – Studio Visit: Stages One, Two, Three, & Final – Estados Unidos | United States

Combinando design maximalista e uma estrutura narrativa excepcionalmente rígida, Rolfes cria performances ao vivo, vídeos e experiências que seguem uma espécie de lógica de sonho de videogame, um universo que ele supervisiona como construtor desse mundo e principal antagonista, criticando continuamente sua própria prática com tom irônico e a sagacidade do zombador.

 

5. Sam Twidale & Marija Avramovic – The Zone – Sérvia & França | Serbia and France

A obra toma como ponto de partida o romance de ficção científica Roadside Picnic, de Arcady e Boris Strugatsky. Entre em “The Zone” para explorar uma terra desconhecida repleta de vestígios de uma espécie alienígena que a habitou brevemente antes de devolvê-la às mãos humanas.