Brandon Morse

In This Convex Hull

FILE São Paulo 2019 | Cinema Circular
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

 

Um casco convexo é o menor conjunto matemático convexo que contém o maior conjunto de pontos. Em suma, representa um limite que serve para definir uma população. Em ‘In This Convex Hull’, o espectador depara-se com estímulos visuais que englobam todo o campo de visão; a obra evolui de forma a deslocar-se da abstração arejada e dirigir-se à constrição claustrofóbica, conforme a abstração geométrica dá lugar a formas biológicas agrupadas, o ritmo de movimento aumenta – a sensação do espaço percebido pelos espectadores transforma-se de uma abertura atmosférica ao confinamento. Gerado inteiramente em código C++, ‘In This Convex Hull’ procura usar a efemeridade do código e dos pixels para esculpir a fisicalidade fenomenológica; através da transformação da escala, do som, do espaço e tempo.

Créditos:
In This Convex Hull’ foi originalmente comissionado pelo Arlington Cultural Affairs (Arlington, VA, EUA) para inaugurar uma série de obras feitas especialmente para a exposição do Planetário David M. Brown, em Arlington, VA

Bio.

Brandon Morse é um artista de Washington, DC. Trabalha com sistemas generativos a fim de examinar fenômenos físicos como entropia e aparecimento; atento ao fato de que seu funcionamento pode ser ao mesmo tempo poético e metafórico. Através de códigos e da criação de softwares personalizados, o artista cria simulações de sistemas aparentemente complexos, resultando em vídeos e videoinstalações que estabelecem paralelos entre o funcionamento desses sistemas e como nós, individual e coletivamente, navegamos no mundo que nos rodeia. Sua obra foi exibida em museus, galerias e espaços de arte em toda a América do Norte, Ásia e Europa.