Squidsoup: Anthony Rowe, Gareth Bushell, Christopher Bennewith, Liam Birtles & Ollie Bown

Ocean of Light: Surface

Abstract:
O projeto “Ocean of Light” explora as possibilidades criativas e imersivas de visualização baseada em luz no espaço físico em tempo real. Ele usa hardware e software criados pelos artistas para dar a qualquer pessoa a possibilidade de gerar esculturas de luz dinâmicas, interativas e tridimensionais. O projeto é o resultado de uma antiga ambição do grupo Squidsoup de criar conteúdo visual interativo para ocupar o espaço físico real. O desejo era passar do objeto para o ambiente, permitindo que as pessoas caminhassem através da obra, em vez de ao redor dela.
O hardware é uma construção do tamanho de uma sala com 12 x 12 fileiras de LEDs que formam um cubo suspenso do teto. Cada fileira de LEDs consiste em 24 LEDs individuais, que têm a capacidade de produzir uma gama de 256 cores. Os LEDs foram escolhidos para o projeto por serem relativamente baratos, contarem de maneira significativa com as tecnologias existentes (neste caso tecnologia de parede de vídeo), não terem partes móveis e exigirem relativamente pouca energia.
A primeira obra de arte produzida com esse hardware, “Surface”, combina interação e visualizações em 3D para criar um ecossistema virtual reagente que ocupa o espaço físico. Agentes autônomos navegam pelo espaço e negociam uma superfície dinâmica; tanto a superfície como os agentes reagem à paisagem sonora que os cerca. A combinação de composição linear e intervenção interativa na peça cria uma experiência maravilhosa, hipnótica e totalmente envolvente para o público.

Biography:
Squidsoup é um grupo aberto de colaboradores formado ao redor de Anthony Rowe, Gaz Bushell e Chris Bennewith. Seu trabalho combina som, espaço físico e sistemas visuais para produzir espaços mentais imersivos e emotivos. Além de diversas exposições internacionais, o trabalho do Squidsoup recebeu uma indicação para o BAFTA e um EMMA internacional. Eles também receberam bolsas e encomendas de projetos do Conselho de Estratégia Tecnológica do Reino Unido, Conselho de Artes da Inglaterra e NESTA Futurelab.