FILE SP 2013

SESI-SP APRESENTA A 14ª EDIÇÃO DO FILE – FESTIVAL INTERNACIONAL DE LINGUAGEM ELETRÔNICA

Principal evento de arte e tecnologia do Brasil reúne, a partir do dia 23 de julho, projetos de diversos países nas áreas de instalações, animações, games, aplicativos e música eletrônica. A entrada é gratuita.

O SESI-SP realiza, de 23 de julho a 1º de setembro, a 14ª edição do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, maior encontro do país sobre arte digital. A programação, com entrada gratuita, vai ocupar quatro espaços do Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso, na avenida Paulista: a Galeria de Arte, Galeria de Arte Digital SESI-SP (fachada do prédio FIESP/SESI-SP), o Espaço FIESP I e o Espaço Mezanino, além da estação Trianon-Masp do metrô.
Nesta edição o FILE apresenta o FILE LED SHOW, com imagens interativas no painel de led na Galeria de Arte Digital SESI-SP, fachada do prédio da FIESP/SESI-SP, além das animações, instalações interativas, aplicativos para tablets, games, maquinemas, performances, workshops, mesas-redondas e encontros com artistas internacionais.
Reunindo arte e diferentes mídias eletrônicas, os trabalhos levarão os visitantes a produções criativas das linguagens visuais e sonoras. O festival contempla alguns aninhamentos (clusters): FILE Instalações Interativas, FILE LED SHOW, FILE Games, FILE Maquinema, FILE Anima+, FILE Tablet, FILE Media Art, FILE Metrô, FILE Hipersônica e FILE Symposium e Workshop.

FILE Exposição 2013
Destaques das Instalações interativas
Everyware: Hyunwoo Bang & Yunsil Heo – Cloud Pink – Coreia do Sul
A instalação convida os participantes a tocar nas “nuvens cor de rosa” projetadas num imenso tecido suspenso no ar.

Jacob Tonski – Balance From Within – Estados Unidos
O sofá equilibra-se através de um mecanismo robótico que emite um gemido baixo periódico, mais suave do que a fala.

Ralph Kistler & Jan M. Sieber – Monkey Business – Espanha
Um macaco de brinquedo reage aos movimentos dos visitantes.

FILE LED SHOW
Modifique o painel com a sua voz
Pela primeira vez o FILE apresenta o FILE LED SHOW no gigantesco painel de LED na fachada do prédio FIESP/SESI-SP com o trabalho inédito e interativo do famoso grupo francês 1024 architecture, dos artistas Pierre Schneider & François Wunshel. As pessoas poderão modificar as imagens do painel através da sua voz ou do cantarolar de uma música.

FILE Anima+
FILE Anima+ apresenta, em sua 3ª edição, diferentes gêneros de animação, que vão desde curtas e longas-metragens experimentais até filmes de grandes estúdios, inclusive animações interativas.

Destaque FILE Anima+
Anrick Bregman & Koji Morimoto – Attraction (animação interativa) – França, Japão & Brasil
“Attraction” é o primeiro anime interativo do mundo, criado como parte de uma campanha antitabagismo e dirigido por Koji Morimoto e Anrick Bregman.
Ele conta a história de Hiro, Koichi e Ren, três adolescentes que vivem em Tóquio, no ano de 2050 e descobrem que crescer não é tão divertido quanto parece à primeira vista.

FILE Games
O FILE Games 2013 traz incríveis games de estúdios independentes, produções de grandes desenvolvedores e instalações de vários países unidos no mais importante evento artístico-cultural de arte e tecnologia da América Latina. Os games selecionados são diversos, mas têm como ponto em comum sua relação com a arte, seja ela por meio de inovações tecnológicas, gráficos ou jogabilidade. Entre os games selecionados para este ano, temos como destaque o minimalista “140” de Jeppe Carlsen e “Machinarium”, adorável jogo do estúdio Amanita Design.
Destaques FILE Games
Jeppe Carlsen – 140 – Dinamarca | Denmark
Desenvolvido pelo game designer de Limbo, “140” é um jogo minimalista e desafiador, composto por plataformas com gráficos coloridos abstratos. De modo a superar os obstáculos controlados por uma trilha sonora eletrônica energética e melancólica, é necessário possuir consciência rítmica, elemento central de sua jogabilidade.
Amanita Design s.r.o. – Machinarium – República Checa | Czech Republic
“Machinarium” é um jogo de aventura que conta a história de um pequeno robô que foi expulso para um ferro-velho atrás de sua cidade e precisa voltar para enfrentar a Irmandade Black Cap e salvar sua namorada-robô. Com gráficos belíssimos, diversos puzzles e mini-games, você é levado a explorar a lendária cidade enferrujada de “Machinarium” enquanto é envolvido por sua trilha sonora.

FILE Metrô
Usuário também é autor
No metrô Trianon-Masp será apresentada a instalação interativa da artista brasileira Juliana Cerqueira, Corpo Digitalizado.
“Corpo Digitalizado” é uma instalação interativa em que o visitante poderá digitalizar seu corpo em diferentes posições e poderá vê-lo através de monitores de TV.

FILE Symposium
O FILE Symposium é um espaço para discutir a cultura digital eletrônica em suas relações internacionais e ampliar o diálogo sobre a cultura digital em sua extensão interdisciplinar. O FILE Symposium terá mesas das quais participarão artistas, teóricos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros da área de arte-tecnologia. O Symposium também é uma oportunidade para ver apresentações de artistas que estão mostrando trabalhos na Galeria de Arte do Sesi, como o americano Jacob Tonski.
As inscrições são gratuitas com vagas limitadas e podem ser realizadas no site http://www.file.org.br.

SERVIÇO
FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
Local: Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso – Av. Paulista, 1.313 (Metrô Trianon-Masp)
Informações: (11) 3146-7405/ 7406
Classificação indicativa: livre
Entrada franca

Exposição (Galeria de Arte do SESI-SP)
Datas e horários: De 23 de julho a 1º de setembro de 2013 (segundas, das 11h às 20h; de terça a sábado, das 10h às 20h; e domingos, das 10h às 19h)

FILE Anima+ e FILE Games (Espaço FIESP) L – Livre para todos os públicos
Datas e horários: de 23 de julho a 4 de agosto de 2013 (segundas, das 11h às 20h; de terça a sábado, das 10h às 20h; e domingos, das 10h às 19h)

FILE LED SHOW (Fachada do prédio da FIESP) L – Livre para todos os públicos
Datas e horários: de 23 de julho a 11 de agosto de 2013 (todos os dias, das 20h às 22h – obras interativas, e das 22h às 6h – obras não interativas)

FILE Metrô L – Livre para todos os públicos
Datas e horários: de 23 de julho a 11 de agosto de 2013 (segundas, das 11h às 20h; de terça a sábado, das 10h às 20h; e domingos, das 10h às 19h)

FILE Symposium e Mesas-Redondas (Espaço Mezanino) 16 – Não recomendado para menores de 16 anos
Datas e horários: de 23 a 26 de julho, das 15h30 às 19h

FILE Workshop (Sala de Ensaio e Mezanino) 16 – Não recomendado para menores de 16 anos
Datas e horários: de 23 a 26 de julho, das 10h30 às 14h30

Programação completa e inscrições gratuitas para Symposium e Workshop através do site www.file.org.br