FILE SP 2014 – INSTALAÇÃO

Luisa Pereira & Manuela Donoso – The Harmonic Series

Abstract:
”The Harmonic Series” é uma junção de dispositivos mecânicos, software, esculturas e imagens impressas que explora a harmonia musical. Cordas emitindo vibrações em diferentes intensidades são representadas através de figuras de Lissajous, convidando os visitantes a descobrirem uma relação entre harmonia musical e visual.
No século XIX o matemático francês Jules Lissajous inventou um dispositivo para visualizar vibrações sonoras. Dois diapasões foram colocados ortogonalmente, cada um com um espelho preso na ponta. Um feixe de luz foi direcionado para o primeiro espelho, refletiu para o segundo e depois para uma tela. Se as frequências dos diapasões estivessem relacionadas por simples inter-relações – o que cria harmonia musical –, as figuras também seriam visualmente harmônicas.
“The Harmonic Series” recria e amplia essa experiência usando ferramentas atuais. Substitui os diapasões de Lissajous por alto-falantes e luz de vela por um ponteiro de laser, e um dispositivo mecânico permite que os visitantes usem dois microfones. Quando os alto-falantes vibram na frequência das vozes, é gerada uma representação do intervalo entre elas. O som dissonante percussivo gera figuras caóticas, enquanto intervalos harmônicos geram imagens harmônicas.
Um aplicativo customizado leva esta experiência para a terceira dimensão. Os visitantes podem interagir com figuras em 3-D de Lissajous, escolhidas com as três frequências, para representar como eles vêem e ouvem o resultado. Eles também podem tornar sua experiência tangível gerando imagens impressas em 2-D e 3-D. Uma série de imagens impressas e esculturas gerada pelo aplicativo representa as cordas emitindo diferentes vibrações. (www.theharmonicseries.net)

Biography:
Luisa Pereira é uma artista e programadora que mora em Nova Iorque. Seu trabalho explora música por meio de interação transformando conceitos musicais abstratos em interfaces visuais tangíveis. Ela faz pesquisa como bolsista no ITP, um programa de arte e tecnologia na Faculdade de Artes Tisch da Universidade de Nova Iorque. Fez mestrado de estudos profissionais no ITP e formou-se em Engenharia de Sistemas na Universidade ORT no Uruguai. (www.luisaph.com)
Manuela Donoso é uma designer e tecnóloga que mora no Brooklyn. Seu interesse é representar sons através de luz e desenhar som por meio de imagens. Ela fez mestrado de estudos profissionais no programa de telecomunicações interativas da Universidade de Nova York, mestrado em Design de Iluminação na Universidade Sapienza de Roma e bacharelado em design na Universidade Católica do Chile. Atualmente, está trabalhando no Brooklyn Research e no Jim Hodges Studio. (www.manueladonoso.com)