FILE SÃO PAULO 2015 – INSTALAÇÃO

Lea van Steen & Raquel Kogan – Futuro do Pretérito

Abstract:
A vídeo instalação “Futuro do Pretérito”, através de óculos customizados, nos transporta ao universo do visitante. Vemos o que ele viu, o tempo que ele usou; ao mesmo tempo temos agindo sobre o visitante uma intervenção sonora e mais um dispositivo que o faz ver o que está atrás dele, uma memória visual acoplada a sua visão futura.

Biography:
Lea van Steen é videoartista de filmes publicitários, filmes de ficção e documentários. Premiado curta-metragem ”Brincadeira de Criança” – prêmio especial do júri no Festival de Cinema de Cuiabá, selecionado para o Festival do Filme Brasileiro de Miami, Festival de Cinema de Curitiba, Festival Internacional de Curtas de São Paulo, Festival Zinebi de Bilbao, 4º Toronto Latino Film & Video Festival, Festival de Curtas da Hungria e Mostra do Audiovisual Paulista; Curta-metragem ”Refém Voluntário”; Vídeo-dança ”Paisagens”, que integrou a mostra de 500 anos da Bienal de São Paulo, premiado no II Prêmio Sergio Motta de Cultura. O documentário ”A Cidade não há de Esquecer”, em parceria com Paula Alzugaray, vídeo DISCO é premiado no Prêmio Sergio Motta- Vídeo ”Ponto de Fuga” integra a mostra 7º Berlin International Director’s Lounge 2011. www.leavansteen.com
Raquel Kogan, formada em arquitetura. Ganha Rumos Transmídia em 2002 com a instalação reflexão#1, inicia uma série de obras interativas, agenciamento de espaço em mídias digitais. Ganha o prêmio Rumos Cibernética e a menção honrosa do FILE 2010 PRIXLUX com reler. Participa em 2012 da terceira versão do Creator’s Project em São Paulo com a instalação interativa o,lhar.