FILE SÃO PAULO 2015 – INSTALAÇÃO

Nika Oblak & Primoz Novak – Border Mover

Abstract:
“Border Mover”, por um lado, explora os limites do físico e do psicológico; por outro lado, brinca com alusões, como, por exemplo, a de ‘bater a cabeça na parede’. Lida também com o indivíduo contemporâneo, preso numa tecnologia esmagadora e na rotina de sua vida diária, a qual lembra a monotonia das máquinas operacionais. Um mecanismo pneumático faz com que a imagem 2D seja transferida para um espaço 3D.

Biography:
Nika Oblak & Primoz Novak vêm trabalhando como uma cooperativa artística desde 2003. Em seu trabalho, que abrange vídeo, fotografia, novas mídias e instalações, eles fazem um exame crítico da mídia contemporânea e da sociedade movida pelo capital, quando dissecam suas estruturas linguística e visual.
Seus trabalhos foram expostos no mundo inteiro, em lugares como Sharjah Biennial (AE), Japan Media Arts Festival em Tóquio (JP), Istanbul Biennial (TR), Biennale Cuvee em Linz (AT), Transmediale em Berlim (DE), entre outros. Oblak e Novak receberam diversos subsídios e prêmios, inclusive o CYNETART Award da Trans-Media-Akademie Hellerau em Dresden (DE).