Matthew Biederman & Pierce Warnecke

Perspection

Abstract:
“Perspection” é uma instalação audiovisual que explora a percepção do espaço através do uso da projeção em uma série de superfícies de projeção especificamente orientadas e audioespacializadas. Trompe l’oeil vem sendo utilizada na história da construção da imagem, com o intuito de transportar o espectador para fora de sua localização física, da mesma forma que a CGI contemporânea e a realidade virtual propõem experiências fora do corpo ou o transporte virtual do espectador através da tecnologia. “Perspection”, ao contrário, ao correlacionar o espaço em tela com o espaço físico, busca embeber a experiência física da percepção local e criar uma superconscientização do ato da percepção versus a experiência de sair do corpo ou um espaço de tela virtual.

“Perspection” analisa os relacionamentos entre som e imagem, da sincronia à independência de deixas de percepção visual e sonora através de uma série de composições audiovisuais generativas. Através do uso de imagens e sons multiestáveis, a barreira entre o espaço físico e o de tela é modulado entre o bem delineado e o embaçado, elevando o ato da percepção.

Biography:
Matthew Biederman trabalha pelos milieux da mídia, arquitetura e sistema, comunidades e continentes, desde 1990. Ele cria obras onde a luz, o espaço e o som refletem as complexidades da percepção. Desde 2008 ele é cofundador da Arctic Perspective Initiative, dedicada à fusão do conhecimento tradicional com novas tecnologias em prol de maior autonomia da região circumpolar e meios de conhecer nosso mundo. Biederman recebeu o prêmio Bay Area Artist Award in Video pela New Langton Arts, primeiro lugar na categoria de artes visuais no festival Break21 na Eslovênia, e foi nomeado um dos ‘Top 10’ na ARTFORUM 2010. Seu trabalho vem sendo apresentado no mundo inteiro.

Pierce Warnecke é um artista americano de som e de vídeo que atua na Europa há mais de uma década. Trabalha tanto nos domínios auditivo e visual, como também cria performances, instalações e composições. Seu trabalho foi encomendado pelo CTM Festival, Deutschland Radio Kultur, ORF Musikprotocoll e Mirage Festival. Ele recebeu subsídios da Alemanha, da União Europeia e da França (Arcadi, Dicream). Depois de estudar no Berklee College of Music, fez mestrado na Universität der Kunst Berlin (Kunst und Medien). Atualmente, ele é professor na Berklee College of Music’s Master’s program em Valência, Espanha. Vem apresentando sua obra em diversos festivais e espaços internacionais.