Ting-Tong Chang
Robinson
Abstract:
A peça “Robinson” faz parte do novo trabalho de Ting-Tong Chang, que investiga a história dos autômatos na Europa como um meio de explorar visões utópicas. A palavra “autômato” é frequentemente usada para descrever máquinas automoventes, especialmente as que foram feitas para lembrar ações animais ou humanas. Do pato mecânico de Jacques de Vaucanson (1739) ao teatro mecânico de Andreas Jakob Graf Dietrichstein (1752), os autômatos têm entretido reis e princesas, ensinado lições de moral a cidadãos e levantado questões filosóficas profundas. Acima de tudo, eles são uma sofisticação tecnológica que incorpora visões utópicas e sonhos políticos. Ao criar autômatos, Ting Tong constrói autômatos falantes que apresentam diálogos absurdos e exploram assuntos sociopolíticos, enquanto uma série de desenhos mapeia uma jornada através de um panorama místico. Vários personagens e personalidades aparecem, revelando seus destinos privados e medos universais: Jaguar Warriors hooligans, guerras tribais chav, shaman da Western Union e do NHS (sistema de saúde do Reino Unido).
Biography:
Ting-Tong Chang nasceu em Taiwan e fez sua pós-graduação na Goldsmiths, University of London. Atualmente mora e trabalha em Londres. Ele cria instalações de grande escala que almejam analisar o relacionamento entre ciência, tecnologia e sociedade. Seu trabalho foi apresentado internacionalmente e recebeu diversos prêmios. Trabalhos solos recentes incluem: o Edinburgh Sculpture Workshop (2014), o Manchester Centre for Chinese Contemporary Art (2015), a Christine Park Gallery London (2016) e a Asia House London (2016). Trabalhos em grupo incluem: a 6o Taipei Biennial (Taipei Fine Arts Museum, 2008), a Forum Biennial (Taipei Contemporary Art Center, 2010) e o European Performance Art Festival (Warsaw Centre for Contemporary Art, 2011). Chang recebeu o Edinburgh Creative Initiative Award 2013, o RBS Bursary Award 2015 e o RISE Award 2016 no Art Central Hong Kong.