automato.farm

Objective Realities

FILE SÃO PAULO 2018
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

Abstract:
Conforme as coisas se tornam mais inteligentes e conectadas, seus papéis na vida das pessoas mudam. As coisas estão cada vez mais próximas de nós, eventualmente se tornando outros habitantes em nosso lar. Como entender as necessidades e perspectivas dos objetos conforme convivemos com eles? Como é ser um objeto em uma casa inteligente?
Enquanto designers e empresas que lidam com a astúcia e a inteligência artificial tentam fundir a diferença entre humanos e objetos, criando objetos e máquinas que se assemelham a seres humanos em sua forma e interatividade, decidimos assumir uma abordagem contrária e criar uma experiência aos ‘humanos’ de sentir e atuar como objetos.
“Objective Realities” (ou OR) é uma experiência de realidade virtual (VR) que muda a perspectiva de um ponto de vista humano ao de um objeto. Na ‘OR’ é possível visualizar e atuar em uma casa inteligente com os recursos e as limitações de um objeto específico e ouvir a vibração invisível que acontece entre as coisas interligadas e a casa. “Objective Realities” foi projetada como uma experiência de multijogadores/objetos onde as pessoas assumem uma vida centrada no objeto e interagem entre si, em suas versões objeto,na mesma casa virtual. Depois de “vestir” um dos objetos, o participante vai varrer o chão, como um robô de limpeza, soprar coisas na casa como um ventilador ou passar de uma tomada para outra por fios elétricos. Robôs de limpeza podem se irritar com a bagunça dos Ventiladores, as Tomadas podem decidir ligar e desligar outros objetos para economizar energia e você decidirá se segue ou não as dicas da voz onipresente da Casa Inteligente. Ao assumir as perspectivas de diferentes objetos, o visitante vivencia e ouve três histórias, três pontos de vista desta casa fictícia do futuro.
As estórias apresentadas em FILE são resultado de uma colaboração entre a automato.farm e o escritor de Ficção Científica, Bruce Sterling.
Como mudar a forma de pensar os objetos, uma vez que podemos nos transformar em um deles?

em colaboração com Bruce Sterling
Créditos:
por: automato.farm
roteiro:Bruce Sterling
vozes: Regine Debatty, Jasmina Tesanovic, Bruce Sterling

Biografia:
automato.farm é um projeto coletivo de design e pesquisa com base em Xangai, integrado por Simone Rebaudengo, Matthieu Cherubini, Asad Datta e Lorenzo Romagnoli. No laboratório, o grupo explora as implicações da automação e da inteligência das máquinas, que afetam nosso dia-a-dia com produtos reais e fictícios. O grupo iniciou seu trabalho, como coletivo, em 2015; combinando seus interesses de pesquisa em Ética de Algoritmos, Cibernética, Produtos Conectados e Interação Humano-Robô. Desenvolveram algoritmos éticos para carros que lidam com decisões complexas na estrada, criaram trabalhos futuros como um biproduto de máquinas treináveis, projetaram produtos politicamente tendenciosos, eletrodomésticos auto-vendáveis e dependentes de seu próprio uso, e muito mais. Automato.farm utiliza o design e a tecnologia como forma de aprofundar conhecimentos em algoritmos e comportamentos das máquinas a fim de investigar caixas-pretas complexas e torná-las mais transparentes.
Suas obras são expostas em importantes museus de arte e design e festivais como o Vitra Design Museum, ZKM, Bienal de Viena e no Sydney Museum of Applied Sciences, além de conferências e festivais internacionais como Resonate, NODE e Global Art Forum. Os artistas ensinam sobre a inteligência como novos materiais a serem moldados em universidades de todo o mundo e colaboram com empresas e instituições no pensar sobre o lado escuro e irônico do futuro.