Frank Kolkman & Juuke Schoorl

Outrospectre

FILE SÃO PAULO 2018
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

Abstract:
“Outrospectre” é uma proposta experimental para dispositivos médicos que visa conciliar as pessoas com a morte através da simulação de experiências fora do corpo. Na área da saúde, grande parte dos esforços e pesquisas se concentram na manutenção da vida. O medo e a experiência da morte é um tema frequentemente negligenciado. Pesquisas recentes da (para) psicologia, no entanto, sugerem que a sensação de flutuar fora do próprio corpo, com o recurso da tecnologia de realidade virtual, pode ajudar a reduzir a ansiedade da morte. “Outrospectre” explora a possível aplicação destes resultados em ambiente hospitalar, a fim de ajudar o paciente terminal a aceitar a própria morte com mais tranquilidade.
Este projeto investiga questões não respondidas sobre a mortalidade e o “fim da vida”.

Créditos:
Em colaboração com: Juuke Schoorl
Desenvolvimento de software / Consultoria técnica: Stef Tervelde
Consultoria técnica: Pim Kolkman
Moldagem de silicone: Inge Venderbosch
Usinagem CNC: Leo Kolkman
“Outrospectre” foi generosamente apoiada pela AFK (Amsterdam Fund for the Arts) e desenvolvida no âmbito de uma Oferta 3 em 1, em colaboração com: Waag Society (Creative Care Lab), Makerversity Amsterdam & Vrolik Museum.

Biografia:
O holandês Frank Kolkman é designer crítico, artista e pesquisador; interessado em separar as implicações socioeconômicas, éticas e estéticas das tecnologias atuais e futuras. Seu trabalho abrange dispositivos experimentais, protótipos críticos e instalações interativas, que abordam temas contemporâneos sobre o acesso tecnológico e a adoção. Projetos recentes incluem um simulador Fora-do-Corpo, um robô de cirurgia “Faça Você Mesmo” e um kit de exame de drogas.
Frank é bacharel em Design de Produto pela ArtEZ Institute of the Arts Arnhem, possui mestrado em Design de Interação pela Royal College of Art. Além de exposições, palestras e aulas a nível internacional, comanda um estúdio independente de pesquisa e design em Arnhem(NL) – em frequente colaboração com sua parceira, Juuke Schoorl.

Juuke Schoorl graduou-se no departamento de Fotografia do Royal College of Art, em Haia (Países Baixos) em 2014. Como artista, explora as fronteiras entre o natural e o artificial. Ao traduzir essas descobertas em imagens e filmes visualmente emocionantes, procura enfatizar as qualidades sensuais inerentemente presentes em princípios científicos e na tecnologia moderna. Na tentativa de surpreender o público, de preferência sem o uso de manipulação digital, sua obra baseia-se em grande parte na experimentação prática. Opta por questionar a capacidade física de materiais, objetos e pessoas a fim de transformar sua aparência. Desta forma, os aliena de seu contexto habitual e desafia nossos conceitos da realidade.
Além de comandar seu próprio estúdio em Arnhem(NL) – colabora com frequência em projetos com seu parceiro Frank Kolkman.