Peter William Holden

Vicious Circle

FILE SÃO PAULO 2018
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

Abstract:
Inspirada na “Revolução Industrial” e nas mudanças que ela causou no desenvolvimento humano – Um caminho que tem conduzido e conduzirá a humanidade tanto ao céu quanto ao inferno – Busquei capturar o paradoxo desta dualidade, construindo uma máquina intimidante/brutalista.
“Vicious Circle” é a manifestação desse pensamento, uma máquina quase militarista em sua forma; com seu incansável movimento e ruído, a máquina desempenha o papel alheio e destemido de sua própria destruição ou da destruição ao redor. Talvez dance ao ritmo do progresso, mas também dança uma música diferente com seus braços estendidos.
“Vicious Circle” convida o observador à redenção, esperando alguém notar a beleza de seus movimentos. A ascensão e queda das mãos formam um enxame aglomerado, como pássaros em uma dança coreografada.

Créditos
Fotos : Medial Mirage / Matthias Möller
*A Gardner Denver como pioneira no fornecimento de produtos de ar comprimido, vácuo e sopro tem orgulho em apoiar as obras do artista Peter William Holden.

Biografia:
Me interessa explorar maneiras de dissolver as fronteiras entre o cinema e a escultura. Em pesquisas recentes sobre o tema, utilizo computadores combinados a elementos robóticos para criar esculturas cinéticas como mandalas. Considero essas esculturas cinéticas um meio de trabalho e apenas uma etapa na busca do que acredito ser o verdadeiro ponto focal de minha obra. Esse ponto focal são as animações efêmeras – coreografias criadas quando as esculturas estão em movimento.