Pedro Veneroso

Tempo: Cor

FILE São Paulo 2019
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

 

‘Tempo: cor’ consiste em uma instalação imersiva que busca modificar nossa experiência do tempo através da conversão das horas em cores. Um conjunto de relógios cromáticos, cada qual ajustado para um fuso horário GMT diferente, projeta, em um semicírculo, a hora atual em suas representações matemática e cromática. A conversão entre essas duas formas de representação do tempo é baseada em um algoritmo composto por funções senoidais que modulam as cores RGB em função da hora atual, modificando gradativamente, ao longo do dia, as intensidades de azul, verde e vermelho: ao meio-dia predomina o amarelo, enquanto às quatro da tarde a hora é vermelha; a meia-noite é azul e as seis da manhã correspondem ao horário verde. Lado a lado, as cores projetadas pelos relógios se fundem, criando uma experiência imersiva de um tempo contínuo e circular, entre os diferentes fusos horários, que atravessa todo o espectro cromático. A instalação é parte de uma série de trabalhos nos quais investigo as relações entre as notações e códigos humanos e a nossa experiência do espaço-tempo, buscando alterar as formas como o entendemos. Neste caso, os visitantes imergem em uma experiência espacial do tempo que provoca o questionamento de notações e de percepções que usualmente consideramos axiomáticas. A mudança na forma como representamos o tempo altera nossa forma de experiência do tempo?

Bio.

Pedro Veneroso é doutorando em Artes, mestre com distinção em Estudos Literários e bacharel em Artes Visuais, todos pela UFMG. Pesquisa os diálogos entre arte, ciência e tecnologia. Foi fundador do Marginalia Project, premiado no 4º Filme em Minas e indicado para o 8º Prêmio Sergio Motta. Participou de exposições em instituições como o MAM Rio, MIS-SP, Palácio das Artes e Cultural El Museo Santa Fe. É professor do curso de Cinema de Animação e Artes Digitais da UFMG.