FILE PAI 2017 – Paulista Avenida Interativa – São Paulo

Ministério da Cultura apresenta
Banco do Brasil apresenta e patrocina

FILE PAI 2017 – Paulista Avenida Interativa

18 de julho a 01 de agosto

.

Locais e horários de funcionamento:
Agência BB Av. Paulista – Consolação (Das 10h às 17h)
Estações Brigadeiro, Consolação e Paraíso do Metrô (Das 10h às 17h)
Conjunto Nacional e Avenida Paulista (Das 10h às 17h)
Torre Matarazzo – Shopping Cidade São Paulo (Das 10h às 22h)

Print

O FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, maior evento de arte e tecnologia da América Latina, expande sua presença para o espaço público com o FILE PAI – Paulista Avenida Interativa. O objetivo é criar uma proposta de deslocamento da arte para o espaço urbano e para a vida social, já que o contato com a arte não se realiza mais necessariamente apenas dentro dos museus e galerias, mas também na rua, nas calçadas, nas praças. Com a tecnologia, a arte ganha status móvel e entra em sintonia com o ritmo e o ambiente das cidades.

O FILE PAI 2017 é parte da programação da exposição LAWRENCE MALSTAF: A poética da imersão, que ocorre de 22 de julho a 18 de setembro no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. Trata-se da mostra individual do artista belga Lawrence Malstaf, que explora a relação criativa interdisciplinar e tecnológica. Sua obra situa-se na fronteira entre as artes visuais e o teatro. Ele desenvolve instalações e performances que envolvem a física e a tecnologia como ponto de partida e inspiração. Esta é a primeira edição do FILE SOLO.

A participação em todas as atividades do FILE PAI 2017 e do FILE SOLO é gratuita.

.

OBRAS

Bohyun Yoon – To Reverse Yourself – Estados Unidos
Conjunto Nacional e Avenida Paulista, das 10h às 17h

“To Reverse Yourself” (Reverter a Si Mesmo) é um espelho autônomo que cria uma interação entre dois espectadores. O painel espelhado, com o corte feito para ser preenchido pelo rosto de um participante, reflete uma imagem híbrida que combina o corpo do espectador e o rosto do participante.

Håkan Lidbo & Max Björverud – Singing Tunnel – Suécia
Estação de metrô Paraíso, das 10h às 17h

“Singing Tunnel” (Túnel que canta) transforma túneis para pedestres em espaços inspiradores e criativos. Quando alguém canta no túnel, um computador detecta o tom das notas e canta a mesma nota, com um lindo coro. “Singing Tunnel” também é autodidata. A instalação lembra todas as notas que todos cantaram e, quando ninguém está cantando, pode cantar sua própria melodia criada pelas notas mais comuns cantadas por todos.

Carlos Franklin – The temptation of Saint Anthony – França
Produção: Les Poissons Volants
Agência BB Av. Paulista – Consolação e Estações de metrô Brigadeiro e Consolação, das 10h às 17h

“The temptation of Saint Anthony” (As tentações de Santo Antão) explora a criatividade incomum de Hieronymus Bosch. A experiência em 360° transforma o seu tríptico em um espaço animado e nos permite mergulhar em uma das obras-primas deste inegável gênio da Idade Média.

Rezone, ONL architects, Air Design Studio, Marijn Moerbeek & Thomas Rutgers – Little Babylon – Holanda
Torre Matarazzo – Shopping Cidade São Paulo, das 10h às 22h

O pavilhão “Little Babylon” (Pequena Babilônia) é um “parasita de dados” inflável. Ele pode ser colocado em locais aleatórios de cidades para coletar dados e, então, comunicar esses dados com o público de forma interativa, como um show audiovisual dinâmico. O pavilhão personifica a cidade digital, minera o Twitter em busca de tópicos específicos e traduz esses dados em movimento, imagens e som, que juntos mostram o sentimento e o temperamento da cidade.

.

FILEPAI-MAPA

FILE METRO

“The temptation of Saint Anthony” (As tentações de Santo Antão) explora a criatividade incomum de Hieronymus Bosch. A experiência em 360° transforma o seu tríptico em um espaço animado e nos permite mergulhar em uma das obras-primas deste inegável gênio da Idade Média.

.

SERVIÇO

Entrada franca
Classificação indicativa: livre

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – SP
Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô
Informações: (11) 3113-3651/3652

Evite filas e agende sua visita pelo aplicativo EVENTIM.

bb.com.br/cultura
facebook.com/ccbbsp
twitter.com/ccbb_sp
instagram.com/ccbbsp