FILE PALESTRA DE ABERTURA 2024 – São Paulo – Arte e Tecnologia

FILE 2024 | PALESTRA DE ABERTURA
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

Durante a abertura, o FILE 2024: QUBIT AI terá a honra de receber a palestra “A nova revolução quântica em tecnologia da informação” de Paulo Nussenzveig, Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da Universidade de São Paulo e doutor em Física Quântica pela Université Pierre et Marie Curie (Paris VI).

Data: Abertura, no dia 02 de Julho de 2024
Horário: Às 18h
Local: Foyer do Centro Cultural Fiesp
*Os interessados devem realizar sua inscrição por meio do formulário e as vagas são limitadas.

clique abaixo para se inscrever
FORMUÁRIO DE INSCRIÇÃO

“A nova revolução quântica em tecnologia da informação”
A ONU proclamou o ano de 2025 como “Ano Internacional da Ciência e Tecnologias Quânticas”, em comemoração ao centenário da formulação da física quântica. Aos cem anos, essa teoria de ideias bem estranhas está nos permitindo criar novas tecnologias para processar, armazenar e comunicar informações. Como é possível que o que Einstein chamou de “ação fantasmagórica à distância” seja relevante para a segurança das compras que fazemos pela internet? A palestra tratará de como essas ideias estranhas abrem caminho para computadores mais velozes, comunicações mais seguras, inovações na saúde e até na indústria agroalimentar.

Bio
Paulo Nussenzveig é doutor em “Physique Quantique” pela Université Pierre et Marie Curie (Paris VI), École Normale Supérieure e livre-docente pela Universidade de São Paulo. Membro do Conselho Científico da Fundação Instituto de Física Teórica (Fundação Principia), é também professor titular (MS-6) no Instituto de Física da Universidade de São Paulo. É Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da Universidade de São Paulo, membro do Springer Nature Latin American Research Advisory Council (LARAC), membro do conselho internacional da Université de Montpellier e parte do comitê consultivo do Food and Agriculture Organization (FAO – ONU): Agrifood Systems Technologies and Innovation Outlook (ATIO). Suas áreas de interesse são Ótica Quântica, Física Atômica e Informação Quântica.