INTERACTIVE MEDIA ART FESTIVAL REINVENTED – 2020 – Arte e Tecnologia

O projeto Interactive Media Art Festival Reinvented (IMAFR) consistiu na colaboração entre o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – FILE, um grupo de artistas holandeses composto por Frederik Duerinck, Klasien Van De Zandschulp, Mike Rijnierse, Ronald van der Meijs e Teun Vonk, além de profissionais das áreas da saúde e do direito. A iniciativa teve como finalidade principal a reinvenção de aspectos centrais de festivais de arte interativa, em resposta à pandemia de COVID-19. Dois aspectos cruciais foram analisados com o intuito de preservar a capacidade de promover experiências estéticas ao grande público, no contexto atual: a interatividade e a fisicalidade. Nesse sentido, profissionais diretamente envolvidos com a área de arte interativa contribuíram diretamente para a solução dos desafios deste projeto. Por fim, a advogada especializada no setor cultural Cris Olivieri e o médico especialista em imunologia Dr. Pedro Giavina-Bianchi apresentaram suas opiniões profissionais e forneceram as regulamentações orientadoras para se chegar a um planejamento de produção seguro nas circunstâncias atuais (assista abaixo à compilação em vídeo dessas discussões).

 

 

A metodologia adotada para atingir os objetivos gerais do projeto consistiu nos seguintes fluxos de trabalho:

 

– Painéis Online de Artistas e Especialistas

– Estudo de caso e prototipagem: Algorithmic Perfumery

– Blueprint: aplicabilidade e soluções gerais

 

Os painéis de discussão online com artistas e especialistas conduziram o estudo de caso para validação do blueprint produzido. Os três fluxos de trabalho indicados acima interagiram entre si para levar aos dois seguintes resultados principais:

 

– A conversão bem sucedida da instalação de arte interativa Algorithmic Perfumery para um protótipo à prova de COVID-19, incluindo duas formas de interatividade diferentes: uma versão híbrida e uma versão totalmente online.

– A apresentação de um blueprint para artistas iniciantes ou renomados, com o intuito de transformar trabalhos existentes e, também, nortear a criação de trabalhos novos a partir das circunstâncias globais atuais.

 

Considerando as principais problemáticas exploradas através da metodologia de trabalho adotada neste projeto, este white paper foi concebido de forma acessível e prática, e indica tanto soluções gerais quanto apresenta alternativas específicas à exibição de experiências estéticas em festivais de arte interativa no contexto da COVID-19.

Ainda que a pandemia de COVID-19 tenha apresentado um fenômeno sem precedentes em um contexto global e projeções futuras sejam difíceis de prever com exatidão, este white paper indica oito aspectos essenciais a serem considerados, para organizadores ou artistas, ao reinventar festivais de arte interativa neste contexto. Acesse o white paper com as informações completas sobre o projeto.

 

Participantes e Parcerias

 

Equipe Scentronix™ e Algorithmic Perfumery

Anahita Mekanik – Chefe de criação de perfumes, Cofundadora da ScenTronix™

Astrid Van Marion – Designer Senior na ScenTronix™

Frederik Duerinck – Fundador da Scentronix™

Vincent Soffers – Desenvolvedor de produto na ScenTronix™

Stan Isbouts – Engenheiro de software júnior na ScenTronix™             

 

Equipe FILE

Paula Perissinotto – Concepção e Organização

Fabiana Krepel – Produção Executiva e Gestão Administrativa

Clarissa Brito – Coordenação de Conteúdo

Pedro Cunha – Consultor Acadêmico

Francisco Miguez – Edição de Vídeo

 

Artistas Convidados

Frederik Duerinck

Klasien Van De Zandschulp 

Mike Rijnierse

Ronald van der Meijs

Teun vonk 

 

Profissionais Convidados

Cris Olivieri – Sócia-Proprietária, Olivieri Advogados Associados

Dr. Pedro Giavina-Bianchi – Doutor em Medicina Alergênica e Imunopatologia

     

Apoio

Realização

 

Produção