INTERACTIVE MEDIA ART FESTIVAL REINVENTED – 2020

O projeto Interactive Media Art Festival Reinvented (IMAFR) consistiu na colaboração entre o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – FILE, um grupo de artistas holandeses composto por Frederik Duerinck, Klasien Van De Zandschulp, Mike Rijnierse, Ronald van der Meijs e Teun Vonk, além de profissionais das áreas da saúde e do direito. A iniciativa teve como finalidade principal a reinvenção de aspectos centrais de festivais de arte interativa, em resposta à pandemia de COVID-19. Dois aspectos cruciais foram analisados com o intuito de preservar a capacidade de promover experiências estéticas ao grande público, no contexto atual: a interatividade e a fisicalidade. Nesse sentido, profissionais diretamente envolvidos com a área de arte interativa contribuíram diretamente para a solução dos desafios deste projeto. Por fim, a advogada especializada no setor cultural Cris Olivieri e o médico especialista em imunologia Dr. Pedro Giavina-Bianchi apresentaram suas opiniões profissionais e forneceram as regulamentações orientadoras para se chegar a um planejamento de produção seguro nas circunstâncias atuais (assista abaixo à compilação em vídeo dessas discussões).

 

 

A metodologia adotada para atingir os objetivos gerais do projeto consistiu nos seguintes fluxos de trabalho:

 

– Painéis Online de Artistas e Especialistas

– Estudo de caso e prototipagem: Algorithmic Perfumery

– Blueprint: aplicabilidade e soluções gerais

 

Os painéis de discussão online com artistas e especialistas conduziram o estudo de caso para validação do blueprint produzido. Os três fluxos de trabalho indicados acima interagiram entre si para levar aos dois seguintes resultados principais:

 

– A conversão bem sucedida da instalação de arte interativa Algorithmic Perfumery para um protótipo à prova de COVID-19, incluindo duas formas de interatividade diferentes: uma versão híbrida e uma versão totalmente online.

– A apresentação de um blueprint para artistas iniciantes ou renomados, com o intuito de transformar trabalhos existentes e, também, nortear a criação de trabalhos novos a partir das circunstâncias globais atuais.

 

Considerando as principais problemáticas exploradas através da metodologia de trabalho adotada neste projeto, este white paper foi concebido de forma acessível e prática, e indica tanto soluções gerais quanto apresenta alternativas específicas à exibição de experiências estéticas em festivais de arte interativa no contexto da COVID-19.

Ainda que a pandemia de COVID-19 tenha apresentado um fenômeno sem precedentes em um contexto global e projeções futuras sejam difíceis de prever com exatidão, este white paper indica oito aspectos essenciais a serem considerados, para organizadores ou artistas, ao reinventar festivais de arte interativa neste contexto. Acesse o white paper com as informações completas sobre o projeto.

 

Participantes e Parcerias

 

Equipe Scentronix™ e Algorithmic Perfumery

Anahita Mekanik – Chefe de criação de perfumes, Cofundadora da ScenTronix™

Astrid Van Marion – Designer Senior na ScenTronix™

Frederik Duerinck – Fundador da Scentronix™

Vincent Soffers – Desenvolvedor de produto na ScenTronix™

Stan Isbouts – Engenheiro de software júnior na ScenTronix™             

 

Equipe FILE

Paula Perissinotto – Concepção e Organização

Fabiana Krepel – Produção Executiva e Gestão Administrativa

Clarissa Brito – Coordenação de Conteúdo

Pedro Cunha – Consultor Acadêmico

Francisco Miguez – Edição de Vídeo

 

Artistas Convidados

Frederik Duerinck

Klasien Van De Zandschulp 

Mike Rijnierse

Ronald van der Meijs

Teun vonk 

 

Profissionais Convidados

Cris Olivieri – Sócia-Proprietária, Olivieri Advogados Associados

Dr. Pedro Giavina-Bianchi – Doutor em Medicina Alergênica e Imunopatologia

     

Apoio

Realização

 

Produção

Reduce pressure and stress by hiring an essay writer. Your topic is a matter of alternatives. Professionals who are familiar with the subject will then write your paper. GradeMiners will refer to the sources and structure the essay in a proper manner. Also, hiring a professional will also prevent you from creating a copycat essay. For the top essay writing service, read the reviews of customers and read about privacy policies. If you're not satisfied about your essay your essay, you should be offered an exchange or refund.