José Gallardo A.

Humores

FILE São Paulo 2019 | Hipersonica
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

 

https://pueblonuevo.cl/catalogo/humores/

 

‘Humores‘ faz referência a estados de ânimo e temperamentos segundo a classificação de Hipócrates – considerado pai da medicina. A teoria humoral, vigente desde a Grécia antiga até depois do renascimento, considerava quatro elementos: Colérico, Fleumático, Melancólico e Sanguíneo.
Neste álbum, predominam as ‘texturas rugosas’, os sons pontualmente agitados, obtidos por microsampling – muitas vezes tratados em síntese granular – e as massas inarmônicas, que quase sempre entram em contraponto com seus opostos; como no jogo de ressonâncias e sons encontrados em ‘Melancolía’. A última faixa ‘Sanguíneo Pasional’, se divide em dois movimentos bastante claros: Sendo o segundo deles pautado em um calmo drone que traz a paz, ou melhor, o equilíbrio a fim de encerrar, de forma memorável, este interessante compilado de músicas.

Créditos:
Texto por Bryan Holmes

Bio

José Gallardo A. é compositor musical na Universidad EAFIT-Medellín. Professor de Estética na Universidad Nacional de Colombia. Compôs para diversos grupos e dedica-se, para além dos instrumentos tradicionais, à experimentação de música gerada por computadores.