Sofía Bertomeu

James’ Secret

FILE São Paulo 2019 | Hipersonica
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

 

 

A principal ideia por trás de ‘James’ Secret’ está no conceito de “autenticidade”, utilizado por Heidegger, em Sein und Zeit (Ser e Tempo – 1927). Segundo Heidegger, a maior parte dos homens leva uma existência inautêntica. Em vez de enfrentar sua natureza finita – representada sobretudo pela inevitabilidade da morte – procuramos a distração e a fuga através de atividades e modos inautênticos, em atos e sentidos como: curiosidade, ambiguidade e conversas vazias.
‘James’ Secret’ foi inspirado em um amigo, no medo que este sente de ir para o inferno, e como este segredo íntimo acabou por formar sua perspectiva atual sobre a vida e morte.

Bio

A espanhola Sofía Bertomeu Hojberg (1991) é artista multidisciplinar. Trabalha com arte sonora conceitual, videoarte, fotografia, pintura e ilustração, design gráfico e multimídia; seus projetos abordam questões como “identidades dissolvidas”, “espaços dissolvidos”, emoções profundas e ocultas; paisagens abstratas dentro de áreas (museus, corpos…), paisagens sonoras e retratos conceituais e temáticos. Sofía usa o termo “scape” com duplo sentido; como forma abreviada de “landscape” (paisagem) e o original “scape” (escapar) da nossa própria realidade. Também compõe música para produções audiovisuais (Cinema, Televisão, Publicidade, Teatro, Videogames).